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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62389
SISTEMAS COLABORATIVOS NA GESTÃO DE PROJETOS
Corrêa, Kathia | Date Issued:
2010
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem o propósito de analisar a gestão de projetos e os principais
problemas decorrentes da sua complexidade e verificar de que forma os princípios e
propostas da cultura Wiki e da Web 2.0, que estão fundamentadas na interação, na
emergência, na auto-organização, na transparência, e na descentralização, podem
preencher as lacunas deixadas pelos sistemas denominados de colaborativos. As
práticas e ferramentas atualmente utilizadas como sistemas colaborativos na sua maioria
automatizam as rotinas do processo. A Web 2.0 no seu sentido estrito pode ser o
caminho para a criação de um ambiente que estimule o relacionamento e a colaboração.
Estas proposições se aplicam à gestão de projetos de uma forma geral, mas neste
trabalho é feito um recorte para os projetos de AEC (Arquitetura, Engenharia e
Construção). No início do texto, fez-se uma análise do projeto, do processo do projeto e
da sua gestão, e em seguida, procedeu-se ao levantamento das pesquisas que envolvem
tecnologias utilizadas nos escritórios de AEC; o texto prosseguiu com a apresentação e a
avaliação das possibilidades das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs)
na gestão de projetos – cultura Wiki / Web 2.0 – com depoimentos sobre a cultura
colaborativa nos escritórios; e, em seguida, fez-se a análise comparativa da pesquisa de
campo com alguns escritórios de arquitetura, suas formas de gestão, e o modo como eles
se apropriam das tecnologias. Os resultados indicam que a Web está entrando de forma
lenta, mas gradual, nos escritórios de arquitetura, similar ao que ocorre no setor de AEC.
Todavia, as experiências positivas apontam a Web como um caminho para a criação de
ambiente colaborativo capaz de responder às questões colocadas pela gestão de projeto.
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