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COMUNICAÇÃO E SAÚDE NA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO DE 2022 NO INSTAGRAM
Setembro Amarelo
Comunicação e Saúde
Redes Sociais
Promoção da saúde
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Um dos maiores desafios da saúde pública é o combate ao suicídio. Uma das iniciativas com esse intuito foi lançar uma data simbólica para abordar o tema de forma educativa e preventiva. Assim, desde 2015 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e o Centro de Valorização da Vida – CVV criaram e divulgam a campanha Setembro Amarelo. A partir desse contexto, foi realizada pesquisa qualitativa com objetivo de analisar a campanha Setembro Amarelo de 2022 a partir das postagens do perfil da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, no Instagram. Foram analisadas a quantidade e tipos de postagens, as pautas utilizadas, os convidados e pessoas participantes da campanha. Também foi objeto de análise a abordagem e direcionamento dado à campanha a partir da teoria da Comunicação e Saúde, dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, da Política Nacional de Promoção à Saúde e da Política Nacional de Saúde Mental. A campanha Setembro Amarelo de 2022 da ABP fez 78 postagens em seu instagram, incluindo fotos, vídeos, lives, eventos promocionais, divulgação de matérias, entrevistas e eventos sobre o tema, além de parcerias com eventos, empresas, times de futebol e artistas. Também foram postadas fotos de prédios públicos com iluminação amarela, para chamar atenção para o tema. O slogan da campanha em 2022 foi “A vida é a melhor escolha”. Em determinados meios, sobretudo naqueles orientados pelo discurso médico, como é o perfil no instagram da ABP, associar o autoextermínio à possibilidade de escolha é um equívoco. Essa abordagem pode trazer um tom de responsabilização dos sobreviventes e de inadequação das pessoas que não se identificam com essa mensagem. Analisando o conteúdo das postagens da campanha Setembro Amarelo de 2022 a partir dos princípios do SUS, da Política de Promoção à Saúde e da teoria da Comunicação e Saúde, é possível concluir que, apesar da iniciativa ser relevante para estimular o debate responsável do suicídio, desconstruindo tabus e incentivando o cuidado em saúde mental, alguns pontos precisam ser aprimorados. A campanha precisa ter maior articulação com outras categorias profissionais e setores da sociedade, inclusive do Estado, além de requerer maior participação popular, especialmente nas pautas e produção de conteúdo. Acerca dos princípios do SUS de universalidade, equidade, descentralização, hierarquização e participação social, a campanha ainda é muito centralizada, elitizada e verticalizada, necessitando ajustes. Sobre a promoção de saúde, apesar da campanha se propor a ser um incentivo à prevenção do suicídio, a partir de uma abordagem preventiva, intersetorial e interdisciplinar, ainda é centrada na figura do médico, especialmente o psiquiatra, e focada na intervenção em crise. Ampliar a campanha para o ano todo, articulando com a educação em saúde, pode gerar melhores resultados na redução dos casos, pois os dados mostram que os suicídios não ocorrem apenas em setembro. Por fim, essas campanhas precisam ser avaliadas, revistas, não apenas em termos de engajamento.
Palabras clave en portugues
SuicídioSetembro Amarelo
Comunicação e Saúde
Redes Sociais
Promoção da saúde
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