Advisor | Martins, Carla Macedo | |
Author | Rodrigues, Flavia Maia Cerqueira | |
Access date | 2024-01-31T13:24:06Z | |
Available date | 2024-01-31T13:24:06Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | RODRIGUES, Flavia Maia Cerqueira. Transformações no mundo do trabalho e nas formas de sofrimentos: um novo sujeito social docente no Brasil? 2023. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62486 | |
Abstract in Portuguese | A dissertação analisa o sujeito docente contemporâneo diante das transformações do mundo do trabalho, considerando seus sofrimentos e suas formas de luta e resistência, inclusive no período de pandemia de Covid-19, a partir da produção acadêmica sobre a precarização do trabalho de professoras e professores. Para tal, tomamos como base conceitual as teorias críticas à conformação do sujeito social contemporâneo, tendo o neoliberalismo econômico e político como referência. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, discutimos a precarização e as transformações do trabalho contemporâneo, dando ênfase à constituição da classe trabalhadora brasileira hoje, inclusive considerando a heterogeneidade de sua composição; ainda neste capítulo, debatemos as lutas e resistências em curso, além de pontuar as especificidades colocadas, nestas problemáticas, pela pandemia de Covid-19. No segundo, discorremos sobre os sofrimentos da classe trabalhadora no contexto da precarização e neoliberalismo, conceituando e relacionando tais sofrimentos com a construção do sujeito social. Por fim, no terceiro capítulo, analisamos os artigos científicos selecionados para o corpus. Este capítulo abre com o itinerário metodológico percorrido no desenvolvimento da pesquisa e apresenta um mapeamento das dimensões da precarização e nas formas de sofrimento e luta da classe trabalhadora docente. A pesquisa nos indica, como conclusão, que a categoria docente sofre com altos níveis de exploração, visto que o sujeito social docente tem sofrido transformações na função social, além da desidentificação/despersonalização, da ampliação do controle de sua subjetividade e da intensificação da sua vulnerabilidade através de distintas violências. Também como conclusão, indicamos que, para continuar lutando por um trabalho educacional humanizado e emancipador, é necessário, sobretudo, nos mantermos em organização coletiva. Em última instância, a dissertação almeja contribuir para pautar a potência dos conceitos de precarização, sofrimento e luta na leitura das expressões do que denominamos, na pesquisa, de “novo sujeito social docente “ no Brasil. (AU) | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Neoliberalismo | en_US |
Subject in Portuguese | Precarização | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho docente | en_US |
Subject in Portuguese | Sofrimentos | en_US |
Subject in Portuguese | Sujeito social | en_US |
Title | Transformações no mundo do trabalho e nas formas de sofrimentos: um novo sujeito social docente no Brasil? | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023-09-29 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | en_US |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | en_US |
Abstract | The dissertation analyzes the contemporary teaching subject in the face of transformations in the world of work, considering their suffering and their forms of struggle and resistance, including during the Covid-19 pandemic period, based on academic production on the precariousness of the work of teachers . To this end, we take as a conceptual basis critical theories regarding the formation of the contemporary social subject, with economic and political neoliberalism as a reference. The dissertation is organized into three chapters. In the first, we discuss the precariousness and transformations of contemporary work, emphasizing the constitution of the Brazilian working class today, including considering the heterogeneity of its composition; Still in this chapter, we debate the ongoing struggles and resistance, in addition to highlighting the specificities posed by the Covid-19 pandemic in these issues. In the second, we discuss the sufferings of the working class in the context of precariousness and neoliberalism, conceptualizing and relating such sufferings to the construction of the social subject. Finally, in the third chapter, we analyze the scientific articles selected for the corpus. This chapter opens with the methodological itinerary followed in the development of the research and presents a mapping of the dimensions of precariousness and the forms of suffering and struggle of the teaching working class. The research indicates, as a conclusion, that the teaching category suffers from high levels of exploitation, since the teaching social subject has undergone transformations in social function, in addition to de-identification/depersonalization, the expansion of control over their subjectivity and the intensification of their vulnerability through different forms of violence. Also as a conclusion, we indicate that, to continue fighting for humanized and emancipatory educational work, it is necessary, above all, to remain in a collective organization. Ultimately, the dissertation aims to contribute to guiding the power of the concepts of precariousness, suffering and struggle in reading the expressions of what we call, in the research, the “new teaching social subject” in Brazil. (AU) | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | La disertación analiza el sujeto docente contemporáneo frente a las transformaciones en el mundo del trabajo, considerando su sufrimiento y sus formas de lucha y resistencia, incluso durante el período de pandemia Covid-19, a partir de la producción académica sobre la precariedad del trabajo de los docentes. . Para ello, tomamos como base conceptual teorías críticas sobre la formación del sujeto social contemporáneo, teniendo como referencia el neoliberalismo económico y político. La disertación está organizada en tres capítulos. En el primero, discutimos la precariedad y las transformaciones del trabajo contemporáneo, enfatizando la constitución de la clase trabajadora brasileña hoy, considerando incluso la heterogeneidad de su composición; Aún en este capítulo, debatimos las luchas y resistencias actuales, además de resaltar las especificidades que plantea la pandemia de Covid-19 en estos temas. En el segundo, discutimos los sufrimientos de la clase trabajadora en el contexto de la precariedad y el neoliberalismo, conceptualizando y relacionando dichos sufrimientos con la construcción del sujeto social. Finalmente, en el tercer capítulo analizamos los artículos científicos seleccionados para el corpus. Este capítulo se abre con el itinerario metodológico seguido en el desarrollo de la investigación y presenta un mapeo de las dimensiones de la precariedad y las formas de sufrimiento y lucha de la clase trabajadora docente. La investigación señala, como conclusión, que la categoría docente sufre altos niveles de explotación, ya que el sujeto social docente ha sufrido transformaciones en su función social, además de la desidentificación/despersonalización, la ampliación del control sobre su subjetividad y la intensificación. de su vulnerabilidad a través de diferentes formas de violencia. También como conclusión indicamos que, para seguir luchando por una labor educativa humanizada y emancipadora, es necesario, ante todo, permanecer en una organización colectiva. En definitiva, la disertación pretende contribuir a orientar la potencia de los conceptos de precariedad, sufrimiento y lucha en la lectura de las expresiones de lo que llamamos, en la investigación, el “nuevo sujeto social docente” en Brasil. (AU) | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | en_US |
Subject | Neoliberalism | en_US |
Subject | Precariousness | en_US |
Subject | Teaching work | en_US |
Subject | Sufferings | en_US |
Subject | Social subject | en_US |
Subject in Spanish | Neoliberalismo | en_US |
Subject in Spanish | Precariedad | en_US |
Subject in Spanish | Trabajo docente | en_US |
Subject in Spanish | Sufrimientos | en_US |
Subject in Spanish | Sujeto social | en_US |
Member of the board | Martins, Carla Macedo | |
Member of the board | Pronko, Marcela Alejandra | |
Member of the board | Silva, Amanda Moreira da | |
DeCS | Saúde Pública | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |
DeCS | Trabalho | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |