Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62763
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômico11 Cidades e comunidades sustentáveis
Collections
Metadata
Show full item record
MODELO FPEEEA: POR UMA PEDAGOGIA DA CONSCIÊNCIA
Saúde do Trabalhador
Vigilância em Saúde
Participação da Comunidade
Conscientização
Saúde Ocupacional
Vigilância em Saúde Pública
Participação da Comunidade
Conscientização
Revisão
Evironmental Health
Worker's Health
Health Surveillance
Community Participation
Awareness
Silva, Valéria dos Santos Pinto da | Date Issued:
2013
Alternative title
DPSEEA model: towards a pedagogy of consciousnessAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo objetivou analisar a aplicação do Modelo FPEEEA (Força motriz Pressão-Estado-Exposição-Efeitos-Ações), que visa a caracterização dos riscos à saúde e a construção de indicadores para monitoramento, com a participação dos trabalhadores para integrar seus saberes ao processo da vigilância em saúde. A metodologia baseou-se em um resgate na literatura sobre o uso de Modelos para compreensão e análise de problemas, seguido do levantamento bibliográfico sobre as aplicações do Modelo FPEEEA e uma discussão teórica com os conceitos de tomada de consciência e de conscientização em Lev Vigotski e Paulo Freire para analisar a dimensão pedagógica de uma aplicação de base participativa. Considerando estes referenciais teóricos, é possível indicar a aplicação do Modelo FPEEEA, construído de forma dialógica e compartilhada com os envolvidos, trabalhadores e sociedade civil, como uma contribuição importante para subsidiar a elaboração de um planejamento em saúde e seus indicadores que englobe os determinantes sociais presentes no cenário em análise e incorpore o saber do trabalhador e não apenas o conhecimento científico disponível. Nota-se ainda que na aplicação do modelo por meio de um processo de construção coletiva, os envolvidos são mobilizados para um agir transformador de suas condições de trabalho e vida.
Abstract
The present study aimed to analyze the application of the FPEEEA Model (Driving Force-Pressure-State-Exposure-Effects-Actions), which aims to characterize health risks and construct indicators for monitoring, with the participation of workers to integrate their knowledge to the health surveillance process. The methodology was based on a review of the literature on the use of Models for understanding and analyzing problems, followed by a bibliographical survey on the applications of the FPEEEA Model and a theoretical discussion with the concepts of awareness and awareness process in Lev Vigotski and Paulo Freire to analyze the pedagogical dimension of a participatory-based application. Considering these theoretical references, it is possible to indicate the application of the FPEEEA Model, constructed in a dialogical way and shared with those involved, workers and civil society, as an important contribution to support the elaboration of health planning and its indicators that encompass social determinants present in the scenario under analysis and incorporates the worker's knowledge and not just the available scientific knowledge. It is also noted that by applying the model through a process of collective construction, those involved are mobilized to take action to transform their working and living conditions.
Keywords in Portuguese
Saúde AmbientalSaúde do Trabalhador
Vigilância em Saúde
Participação da Comunidade
Conscientização
DeCS
Saúde AmbientalSaúde Ocupacional
Vigilância em Saúde Pública
Participação da Comunidade
Conscientização
Revisão
Evironmental Health
Worker's Health
Health Surveillance
Community Participation
Awareness
Share