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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62772
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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O PORTFÓLIO REFLEXIVO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – SMS-RJ
Avaliação Educacional
Educação em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Entrevistas como Assunto
Silva, Mírian Mendes de Abreu | Date Issued:
2023
Alternative title
Reflective Portfolio in the Family and Community Nursing Residency Program of the Municipal Health Department of Rio de JaneiroAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Por meio desta pesquisa, procura-se entender quais são os percursos, os desafios e as contribuições do Portfólio Reflexivo como instrumento de Avaliação Formativa no Programa de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro. Objetivou-se analisar o papel do Portfólio Reflexivo na contribuição do processo de ensino aprendizagem do residente, visando à sua formação crítica. Buscou-se refletir sobre a experiência e a percepção dos atores envolvidos na utilização do portfólio – o residente, o tutor e o gestor educacional –, de modo a descrever seu processo de elaboração e a metodologia de análise e de avaliação por parte dos gestores e tutores. Desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, situada no Brasil. Os dados foram coletados no período de maio a julho de 2023, através do levantamento e da análise de documentos norteadores do programa e dos documentos que delineiam o processo formativo do residente no PREFC, além de entrevistas semiestruturadas com os residentes, com os membros da coordenação e com os formuladores da proposta do portfólio no PREFC. Verificou-se a eficiência do portfólio como ferramenta estratégica no desenvolvimento da capacidade reflexiva, da autonomia, da autoavaliação, da construção do conhecimento e das competências exigidas para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Na percepção dos residentes, o portfólio é um recurso que integra as metodologias ativas do programa; no entanto, sua utilização requer tempo de dedicação. Para gestoras e tutoras, o portfólio, além do recurso avaliativo, é instrumento de apoio institucional que favorece a comunicação com o residente, com o preceptor e com o tutor. Além disso, constitui um benefício para o hábito de leitura e de escrita dos residentes e atua como matéria prima para a construção do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR). Confirma-se, nesta pesquisa, a importância do portfólio na formação crítica do residente que está imerso na prática do trabalho. Contudo, mais estudos merecem aprofundar o acompanhamento deste instrumento a fim de mitigar a fragilidade encontrada no feedback do portfólio, bem como para melhorar a adequação do tempo de dedicação dos residentes, das tutoras, das gestoras e dos preceptores à realização das atividades de elaboração e uso que o portfólio pressupõe.
Abstract
This research was guided by seeking to understand the paths, challenges and contributions of the Reflective Portfolio as a Formative Assessment instrument in the Family and Community Nursing Residency Program PREFC – SMS- RJ. The objective was to analyze the role of the Reflective Portfolio in contributing to the resident's teaching-learning process, aiming at their critical formation. We sought to reflect on the experience and perception of the actors involved in using the portfolio: the resident, the tutor and the educational manager and to describe the process of preparing the portfolio and the analysis and evaluation methodology by managers and tutors. An exploratory, descriptive study was developed, with a qualitative approach, carried out in the city of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil. Data were collected from May to July 2023, through the survey and analysis of documents guiding the program and documents that outline the resident's training process at PREFC, in addition to semi-structured interviews with residents, coordination members and formulators of the portfolio proposal at PREFC. The efficiency of the portfolio was verified as a strategic tool in the development of reflective capacity, autonomy, self-assessment, construction of knowledge and skills required for work in the SUS. In the residents' perception, the portfolio is a resource that integrates the program's active methodologies, however, its use requires a lot of dedication from the resident. For managers and tutors, the portfolio, in addition to the evaluative resource, is an institutional support instrument that favors communication with the resident, preceptor and tutor. In addition to being a benefit to residents' reading and writing habits, the portfolio acts as raw material for the construction of the Residency Completion Work (TCR). This research confirms the importance of the portfolio in the critical training of residents immersed in work practice. However, more studies deserve to delve deeper into the monitoring of this instrument to mitigate the fragility found in portfolio feedback, as well as to better adapt the time dedicated by resident tutors, managers and preceptors to carrying out the elaboration and use activities that the portfolio presupposes.
DeCS
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