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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62856
A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DO TERRITÓRIO DA MARÉ
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Pesquisa Qualitativa
Revisão
Physical Education Professional
Primary Health Care
Silva, Edson Madeira | Date Issued:
2023
Alternative title
The Physical Education Professional’s Practice in Primary Care and His Actions in theComplexo da MaréAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Política Nacional de Promoção da Saúde, criada pelo Ministério da Saúde (MS) no ano de 2006, apresentou a atividade física e as práticas corporais como eixo importante da promoção da saúde. Dois anos depois, em 2008, o MS criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que legitimou a inserção de diferentes categorias profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), dentre elas o Profissional de Educação Física (PEF). Outra iniciativa importante que contribuiu para a entrada do PEF no âmbito da Saúde foi a implantação das Academias da Saúde (PAS) em 2011, que aqui no Rio de Janeiro foram denominadas de Academia Carioca. O presente estudo buscou compreender de que modo o Profissional de Educação Física foi inserido no contexto da Atenção Primária no Complexo da Maré, Rio de Janeiro/RJ. Quais as normativas e demais documentos orientadores apoiaram a inserção e atuação desse profissional? Para tanto, utilizou-se de um estudo qualitativo de revisão documental, com a análise de vinte e quatro normativas e documentos orientadores, dentre outros, elaborados tanto pelo Governo Federal, como por Conselho Federal de Educação Física, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e Conselho Nacional de Saúde Além disso, utilizou-se o diário de campo como complementação e dispositivo analisador de algumas das questões discutidas. Como principais resultados, o estudo identificou: a educação física como prática recente na Saúde, o que se reflete em poucos estudos publicados em periódicos de divulgação científica; uma inserção dupla do PEF na Maré – especialista do NASF e da Academia Carioca – o que implica atravessamentos em ambos os modos de intervenção; grande participação do PEF em ações de articulações local e intersetorial. Como conclusões, identificou-se: a formação acadêmica insuficiente para atuar como profissionais da APS e a relevância das mobilizações realizadas junto aos equipamentos da rede do território e do ativismo social.
Abstract
The National Health Promotion Policy, created by the Ministry of Health in 2006, presented physical activity and bodily practices as an important axis of health promotion. Two years later, in 2008, the Ministry of Health created the Family Health Support Center – FHSC –, which legitimized the inclusion of different professional categories in Primary Health Care (PHC), among them the Physical Education Professional – PEP. Another important initiative that contributed to the entry of the PEP into the health sector was the implementation of the Physical Health Promotion Centers in 2011, named Carioca Academies in Rio de Janeiro. The present study sought to understand how the Physical Education Professional was inserted in the context of Primary Health Care in the Complexo da Maré, Rio de Janeiro/RJ. What regulations and other guiding documents supported the qualification? To this end, we conducted a qualitative document study, with the analysis of 23 regulations and guiding documents, prepared, among others, by the Federal Government, the Federal Council of Physical Education (FCPE), the City Administration of Rio de Janeiro and the National Health Council In addition, a field diary was used as a tool for complementing and comparing some of the information discussed in this study. As main results, the study identified: physical education as a recent practice in health, which is reflected in few studies published in scientific journals; a double insertion of the PEP in Complexo da Maré - a specialist from the FHSC and the Carioca Academies – which implies cross over in both modes of intervention; the PEP’s substantial participation in local and intersectoral coordination actions. We conclude the PHC health professionals’ lack of academic training and the relevance of mobilizations which leaned on the territory’s network infrastructure and social activism.
DeCS
Educação Física e TreinamentoAtenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Pesquisa Qualitativa
Revisão
Physical Education Professional
Primary Health Care
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