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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62898
ENTRAMOS NA REDE: A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO BLOGUE "LIBERTANDO A MENTE" POR CIDADÃOS EM SOFRIMENTO MENTAL
Educação Popular
História Oral
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Saúde Mental
Communication and Health
Mental Health
Popular Education
Oral History
Ribeiro, Bruna Vanessa Dantas | Date Issued:
2023
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A partir do final do Século XX se desenhou um quadro de ampliação da conectividade através das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Esse cenário gerou disputas pela apropriação das NTICs e movimentou as relações de poder no âmbito mundial. As NTICs passaram a estar presentes em todas as esferas da vida cotidiana. Seus usos e apropriações na saúde se tornaram grande preocupação, particularmente no campo da saúde mental, onde a Reforma Psiquiátrica Brasileira buscou promover a desinstitucionalização de pessoas em sofrimento mental e construir um novo paradigma. Nesse sentido, a apropriação das NTICs por sujeitos em sofrimento mental se tornou estratégica. Esta Tese analisa a experiência do projeto “Eu quero entrar na rede”, realizado por dez cidadãos em sofrimento mental, usuários do Centro de Atenção Psicossocial II Carlos Augusto Silva Magal (CAPS-Magal), localizado na Comunidade de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. Eles construíram, de forma autônoma, entre 2018 e 2019, o Blogue “Libertando a Mente”. Esta experiência contou com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz e foi realizado no Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Foi realizado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Esta tese está organizada em três eixos temáticos centrais: Comunicação e Saúde, Saúde Mental e Educação Popular em Saúde. A questão orientadora está associada ao debate sobre o empoderamento e o protagonismo dos usuários por meio do uso e apropriação das NTICs. Objetivos: analisar de que forma os processos comunicacionais empregados se inserem na trajetória de vida e terapêutica dos usuários participantes; identificar as contribuições para o protagonismo e na vida de cada um dos participantes; explicar em que medida essa participação promoveu mudanças de lugar social dos participantes em suas redes comunitárias/relacionais; discernir as mudanças ocorridas na evolução do tratamento farmacológico e biomédico a partir da participação do projeto. Metodologicamente, a pesquisa esteve dividida em duas abordagens: relato de experiência e história oral. Na primeira, foi feito um relato de experiência baseado nos materiais produzidos pelos usuários participantes e pela equipe do projeto durante sua realização. Em um segundo momento, foram entrevistados 18 sujeitos envolvidos, direta ou indiretamente, com o projeto utilizando a história oral. São eles: usuários participantes, seus familiares e profissionais do CAPS-Magal. Resultados: o trabalho demonstra que as atividades para a construção do blogue contribuíram com o empoderamento e o protagonismo dos participantes. Esse empoderamento 8 se deu em diferentes frentes, pois aumentou as habilidades para manuseio das NTIC, potencializou laços de amizade entre os participantes, interferiu no tratamento e retomada de vida, reduzindo a presença da biomedicina e dos recursos farmacológicos e potencializou o autoconhecimento e a autoconfiança dos sujeitos. Conclusão: a apropriação das NTICs pode ser um instrumento para potencializar o empoderamento e a promoção do protagonismo de pessoas em sofrimento psíquico servindo como alternativa ao tratamento biomédico e farmacológico
Abstract
From the end of the 20th century onwards, a picture of expansion of connectivity through the New Information and Communication Technologies (NICTs) was drawn. This scenario generated disputes over the appropriation of NICTs and shifted power relations worldwide. NICTs have become present in all spheres of everyday life. Its uses and appropriations in health have become a major concern, particularly in the field of mental health, where the Brazilian Psychiatric Reform sought to promote the deinstitutionalization of people in mental distress and build a new paradigm. In this sense, the appropriation of NICTs by subjects with mental suffering has become strategic. This Thesis analyzes the experience of the project “I want to enter the network”, carried out by 10 citizens in mental suffering, users of the Psychosocial Care Center II Carlos Augusto Silva Magal (CAPS-Magal), located in the Community of Manguinhos, in the city of Rio de Janeiro. of January. They built, autonomously, between 2018 and 2019, the Blog “Libertando a Mente”. This experience had the support of the Vice-Presidency of Education, Information and Communication (VPEIC) of the Oswaldo Cruz Foundation and was carried out at the Internet, Health and Society Laboratory (LaISS), linked to the Health Center Escola Germano Sinval de Faria of the National School of Public Health at the Oswaldo Cruz Foundation. It was carried out in partnership with the Laboratory of Studies and Research in Mental Health and Psychosocial Care (LAPS). This thesis is organized into three central themes: Communication and Health, Mental Health and Popular Education in Health. The guiding question is associated with the debate on the empowerment and protagonism of users through the use and appropriation of NICTs. Objectives: to analyze how the communicational processes employed are inserted in the life and therapeutic trajectory of the participating users; identify contributions to the protagonism and life of each of the participants; explain to what extent this participation promoted changes in the social place of the participants in their community/relational networks; to discern the changes that occurred in the evolution of pharmacological and biomedical treatment from the participation in the project. Methodologically, the research was divided into two approaches: experience report and oral history. In the first, an experience report was made based on the materials produced by the participating users and by the project team during its implementation. In a second moment, 18 subjects involved, directly or indirectly, with the project were interviewed using the Oral History method. They are: participating users, their families and CAPS-Magal professionals. Results: the work demonstrates that the activities for building the blog contributed to the participants' empowerment and protagonism. This empowerment took place on different fronts, as it increased the skills to handle NICT, enhanced bonds of friendship between the participants, interfered in the treatment and resumption of life by reducing the presence of biomedicine and pharmacological resources and enhanced the self-knowledge and self-confidence of the subjects. Conclusion: the appropriation of NICTs can be an instrument to enhance the empowerment and the promotion of the protagonism of people in psychological distress, serving as an alternative to biomedical and pharmacological treatment
Keywords in Portuguese
Comunicação e saúdeEducação Popular
História Oral
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Saúde Mental
Keywords
New Information and Communication TechnologiesCommunication and Health
Mental Health
Popular Education
Oral History
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