Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62982
GASTROSTOMIA: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA CUIDADORES E FAMILIARES DE PACIENTES EM USO DE GASTROSTOMIA E CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Rangel, Damiana Fortunato Fonseca | Date Issued:
2021
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A gastrostomia é um procedimento utilizado para alimentar indivíduos que não podem realizar o processo de forma fisiológica, no Brasil nos últimos 10 anos foram realizados valores acima de 107 mil procedimentos de instalação. A videoaula e o procedimento operacional padrão são instrumentos necessários para o treinamento dos familiares, cuidadores, pacientes e profissionais da enfermagem. Objetivos: Construir uma ferramenta educativa tecnológica para facilitar os cuidados com a gastrostomia no ambiente domiciliar pelos familiares e/ou cuidadores e procedimento operacional padrão para profissionais da enfermagem. Métodos: Trata-se de um projeto de desenvolvimento de tecnologia educativa. Para tal, se utilizou a metodologia qualitativa e descritiva. Foi aplicado pesquisa bibliográfica, questionário com os profissionais de saúde e validação de conteúdo pelo método Delphi. Resultados: Na pesquisa bibliográfica e no questionário com os profissionais de saúde, foi apontado como principal complicação as mecânicas. Na validação do conteúdo do vídeo houve uma concordância acima de 70% com os especialistas. Conclusões: As principais complicações relacionadas a gastrostomias podem ser prevenidas ou terem a assistência correta com treinamento adequado dos cuidadores e familiares. Há literatura reduzida em relação aos cuidados voltados para os familiares
Abstract
Introduction: Gastrostomy is a procedure used to feed individuals who cannot physiologically perform the process. In Brazil in the last 10 years, values above 107 thousant installation procedures were performed. The video class and the standard operating procedure are necessary instruments for the training of family members, caregivers, patients and nurses. Objectives: To build a technological educational tool to facilitate gastrostomy care in the home environment by family members and/or caregivers and standard operating procedure for nurses. Methods: This is an educational technology development project. For this, the qualitative and descriptive methodology was used. Bibliographic research, a questionnaire with health professionals and content validation by the Delphi method were applied. Results: In the bibliographical research and in the questionnaire with health professionals, mechanics were pointed out as the main complication. In the validation of the video content there was an agreement above 70% with the experts. Conclusions: The main complications related to gastrostomy can be prevented or have the correct assistance with adequate training of caregivers and family members. There is limited literature on care aimed at family members
Share