Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62991
O CONHECIMENTO DAS MULHERES EM RELAÇÃO PLANO DE PARTO E SUAS IMPLICAÇÕES
Enfermagem obstétrica
Humanização da assistência
Parto humanizado
Cuidado pré-natal
Dantas, Juliana Guimarães | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O plano de parto é um documento legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas pouco utilizado no contexto obstétrico brasileiro. É notório a baixa propagação de informação acerca desse instrumento, e um desconhecimento tanto dos profissionais de saúde, quanto das mulheres assistidas por estes.
Objetivos: Compreender o conhecimento das mulheres sobre o plano de parto. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. O estudo abrangeu um total de 15 puérperas, respeitando os critérios de inclusão e exclusão, que estavam internadas na enfermaria alojamento conjunto entre os meses de abril a outubro de 2023. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas ao processo de análise de dados, segundo Bardin. Resultados: Houve uma baixa elaboração do plano de parto, apesar de um quantitativo expressivo das entrevistadas conhecerem o documento. Os grupos educativos obtiveram grande adesão pelas participantes e seus familiares e todas as participantes relataram uma boa experiência de parto. Considerações finais: Apesar da experiência positiva de parto, é necessário promover constantes atualizações e treinamentos da equipe de saúde, fortalecer a políticas públicas de saúde, implementar consultas de enfermagem obstétrica com o intuito educativo no pré-natal de alto risco e garantir mais espaço da enfermeira no centro obstétrico.
Keywords in Portuguese
Plano de partoEnfermagem obstétrica
Humanização da assistência
Parto humanizado
Cuidado pré-natal
Share