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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA SOBRE O LÚDICO NO CONTEXTO DO CUIDADO DA CRIANÇA COM CONDIÇÕES CRÔNICAS COMPLEXAS DE SAÚDE
Criança Hospitalizada
Saúde da criança
Doença crônica
Ludicidade
Beserra, Rayane Alves | Date Issued:
2024
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com o advento da tecnologia o perfil de pacientes atendidos nas enfermarias de pediatria tem sofrido uma transição, onde a presença de crianças com condições crônicas complexas de saúde (CCC) se faz uma realidade cada vez mais presente. Por sua vez, devido a cronicidade, essas crianças requerem atendimentos específicos, podendo gerar internações recorrentes para que sejam atendidas suas demandas de cuidado, internações essas que podem ser de breve ou longa permanência. Esse processo de hospitalização pode gerar prejuízos a criança desde alterações fisiológicas a alterações na área psicológica. Afim de minimizar possíveis traumas e tornar a estadia na unidade hospitalar menos traumatizante, vê-se a necessidade de trazer o lúdico para dentro desse cenário afim de proporcionar bem estar a essa clientela e também como recurso facilitador para sua recuperação. O lúdico também está atrelado a um recurso de cuidado para essa clientela, onde o traçar de cuidado leva em consideração também a subjetividade e não apenas a patologia. Objetivo: Compreender às representações sociais dos enfermeiros residentes hospital terciário de assistência pediátrica acerca do lúdico no contexto do cuidado a criança com condições crônicas complexas em saúde. Método: Trata- se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, tendo por norte epistemológico a teoria das representações sociais e a técnica de análise de conteúdo por Bardin, tendo como cenário um hospital terciário de assistência pediátrica. O mesmo foi realizado com 10 enfermeiros residentes de pediatria. Os dados foram coletados no período de agosto a novembro de 2023, por meio de entrevistas dentro da unidade hospitalar. Resultados: Foram encontrados três eixos temáticos, sendo eles: Concepções do residente de enfermagem sobre o lúdico no contexto do cuidado; Desafios na implementação do elemento lúdico no cuidado infantil e por último a dimensão lúdica no cuidado à criança com condições crônicas complexas. Conclusão: As concepções dos residentes de enfermagem sobre o lúdico no contexto do cuidado pediátrico refletem a importância da sensibilidade ao universo infantil, da incorporação de elementos lúdicos e de uma comunicação adaptada. Fundamentada nos resultados, é possível perceber que mesmo que existam desafios a serem enfrentados pela assistência a conscientização e o desenvolvimento de estratégias lúdicas podem promover um ambiente de cuidado mais inclusivo e personalizado.
Abstract
With the advent of technology, the profile of patients treated in pediatric wards has undergone a transition, where the presence of children with complex chronic health conditions (CCC) is becoming increasingly prevalent. In turn, due to their chronicity, these children require specific care, which can lead to recurrent hospitalizations to meet their care demands, whether for short or long stays. This hospitalization process can cause harm to the child, from physiological changes to psychological alterations. In order to minimize potential traumas and make the stay in the hospital unit less traumatizing, there is a need to introduce playful elements into this scenario to provide well-being to this clientele and also as a facilitating resource for their recovery. Playfulness is also linked to a care resource for this clientele, where care planning takes into consideration not only the pathology but also the subjectivity.Objective: To understand the social representations of resident nurses in a tertiary pediatric hospital regarding playfulness in the context of caring of children with complex chronic health conditions. Method: This is a qualitative, descriptive, and exploratory study, guided by the theory of social representations and content analysis technique by Bardin, with a tertiary pediatric hospital as the setting. It was conducted with 10 pediatric nurse residents. Data were collected from August to November 2023 through interviews within the hospital unit. Results: Three thematic axes were identified: Nursing resident's conceptions of playfulness in the context of care; Challenges in implementing playful elements in pediatric care; and the playful dimension in caring for children with complex chronic conditions. Conclusion: The conceptions of nursing residents regarding playfulness in pediatric care reflect the importance of sensitivity to the children's world, the incorporation of playful elements, and adapted communication. Based on the results, it is evident that despite existing challenges in care, awareness and the development of playful strategies can promote a more inclusive and personalized care environment.
Keywords in Portuguese
Enfermagem PediátricaCriança Hospitalizada
Saúde da criança
Doença crônica
Ludicidade
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