Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63016
A MULTIDISCIPLINARIDADE E A VERSATILIDADE DO ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO
Educação Baseada em Simulação
Teorias Cognitivistas
Simulação
Simuladores
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A simulação é uma técnica na qual, a partir da reprodução de acontecimentos reais, incluindo instrumentos, artefatos e produtos com os mais variados propósitos, proporciona-se o conhecimento e/ou treinamento dos usuários. Essa técnica permite prever e corrigir resultados, diminuindo ou eliminando os possíveis riscos oriundos envolvidos na experiência real. Apesar de ser utilizada em diversas áreas e disciplinas de cursos superiores, sua estruturação como prática pedagógica é recente sendo atualmente denominada como Ensino Baseado em Simulação. O Ensino Baseado em Simulação é fundamentado nas teorias cognitivas de aprendizagem, principalmente na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, e na Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb. Qualquer disciplina de qualquer curso em qualquer nível de ensino, seja básico, superior, técnico ou tecnológico, pode ser contemplada por simulação, seja ela virtual ou realística, com destaque para as carreiras técnicas e profissionais. Sua característica principal é fornecer os meios para que práticas e experiências, cujo desenvolvimento demandam altos custos ou situações de risco elevado, possam ser executadas com precisão e acuidade sem causar nenhum dano, possibilitando o treinamento e correção de erros e hábitos, tornando o usuário capaz de realizar tarefas com mais confiança e desenvoltura. Neste trabalho trazemos informações e exemplos sobre o uso da simulação didática em treinamentos e no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de qualquer área em todos os níveis de ensino, descrevemos os principais conceitos do EBS, suas aplicações e perspectivas como estratégia de ensino centrada na atividade do aluno e que leva em conta sua profissionalização a partir do ensino na prática experimental.
Keywords in Portuguese
Ensino-aprendizagemEducação Baseada em Simulação
Teorias Cognitivistas
Simulação
Simuladores
Share