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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63241
Type
TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
Metadata
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CIÊNCIA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE NAS HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS
Literatura Infantil
Capital Científico
Representações Sociais
Machado, Carolina Andries Gigliotti | Date Issued:
2021
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Era uma vez uma história de ciência… quer dizer, era uma vez uma história de ciência para crianças… ou melhor: era uma vez uma história de ciência para crianças com protagonistas femininas empoderadas de raças e classes sociais diversas. Nessa história não tem cientista homem de jaleco branco e cabelos espetados com mil e uma respostas na ponta da língua; nem reprodução dos papéis sociais atribuídos aos homens e às mulheres; e muito menos um elenco homogêneo de personagens brancos de classes econômicas privilegiadas. Essa parece mais uma história da Carochinha, não? Bem, é justamente isso que nos propomos a averiguar neste trabalho. Começando do começo, defendemos a importância da divulgação científica e do direito à comunicação para a promoção da cidadania tecnocientífica — essencial na sociedade tecnocrata atual. Então, apontamos para o poder das representações sociais de gênero, raça e classe presentes nos discursos, atribuindo parte da responsabilidade pelo afastamento entre ciência e sociedade às narrativas associadas ao unvierso científico. Somado a isso, evocamos o conceito de capital cultural — e, em particular, capital científico — como um fator determinante no processo de formação desigual dos indivíduos. Contudo, por meio da valorização dos capitais prévios associados aos diferentes grupos sociais, propomos uma possível contribuição para essa reaproximação... com ajuda da literatura infantil. Pensando nisso, selecionamos sete livros de literatura infantil de temática científica para uma análise de conteúdo, na qual avaliamos os elementos de divulgação científica, gênero, raça e classe apresentados. Nesses materiais, observamos um bom alinhamento com importantes mensagens para a divulgação da ciência — tais como a contextualização dos conteúdos presentes. No entanto, na maioria das histórias, nos deparamos com a reprodução de uma série de estereótipos sociais na caracterização e desenvolvimento dos personagens.
Abstract
Once upon a time there was a science story… I mean, once upon a time there was a science story for children… or rather: once upon a time there was a science story for children with empowered female protagonists from different races and social classes. In this story, there is no male scientist in a white coat and spiked hair with a thousand and one answers on the tip of his tongue; nor a reproduction of the social roles assigned to men and women; much less a homogeneous cast of white characters from privileged economic backgrounds. This seems more like a fictional tale, doesn't it? Well, that is exactly what we propose to find out in this work. Starting from scratch, we defend the importance of public scientific outreach and the right to communication for the promotion of technoscientific citizenship — essential in today's technocratic society. Then, we point out the power of social representations of gender, race and class present in the discourses, attributing part of the responsibility for the gap between science and society to the narratives associated with the scientific universe. Moreover, we evoke the concept of cultural capital — and, in particular, scientific capital — as a determining factor in the process of unequal formation of individuals. However, we propose a possible contribution to this rapprochement by valuing previous capitals associated with different social groups... with the help of children's literature. With this in mind, we selected 7 children's literature books with a scientific theme for a content analysis, in which we evaluated the existing elements of science outreach, gender, race and classes. In these materials, we observe a good alignment with important messages for science communication — such as the contextualization of the contents presented. However, in most stories, we are faced with the reproduction of a series of social stereotypes in the characterization and development of the characters.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaLiteratura Infantil
Capital Científico
Representações Sociais
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