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ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
Enseñanza basada en simulación: una estrategia didáctica alternativa para las clases de Química experimental
Alternative title
Simulation-based teaching: an alternative teaching strategy for experimental Chemistry classesEnseñanza basada en simulación: una estrategia didáctica alternativa para las clases de Química experimental
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Na pandemia de COVID-19 as escolas tiveram que ser fechadas, o ensino se tornou remoto e a regra era o isolamento social, enquanto uma vacina era desenvolvida para ser aprovada e distribuída, o que durou todo o ano letivo de 2020 e prejudicou o de 2021. Muitas metodologias foram utilizadas para suprir a deficiência causada pela falta de aulas presenciais, porém nem todos dispunham de Internet ou de computador em casa, piorando ainda mais uma situação que já era ruim. Não se pode deixar de observar que as aulas teóricas são mais fáceis de serem ministradas online do que aulas práticas experimentais, principalmente se tratando de Química. Assim, nossa pesquisa começou com uma leitura das principais dificuldades apontadas pelos pesquisadores em artigos publicados na literatura, e busca de uma estratégia de ensino e uma metodologia que pudesse ser executada fora da escola, sem o professor, partindo de técnicas e procedimentos simples, com materiais caseiros e com um contexto motivacional, ligado a uma profissão. A partir do Ensino Baseado em Simulação, que se utiliza da técnica da simulação, com o uso de simuladores, foram elaboradas aulas experimentais, que demonstraram ser a alternativa ideal. Adaptamos a técnica de análise de toque e utilizamos como simuladores o extrato de repolho roxo e uma solução aquosa de cloreto férrico, junto com materiais caseiros, para simular resultados reais em práticas químicas. Os resultados foram aulas contextualizadas por profissões e seus respectivos ofícios, que podem ser realizadas em qualquer situação, de modo remoto, presencial ou híbrido.
Abstract
In the COVID-19 pandemic, schools had to be closed, teaching became remote and social isolation was the rule, while a vaccine was developed to be approved and distributed, which lasted throughout the 2020 school year and jeopardized that of 2021. Many methodologies were used to overcome the deficiency caused by the lack of face-to-face classes, but not everyone had Internet access or a computer at home, making an already bad situation even worse. One cannot fail to observe that theoretical classes are easier to be taught online than experimental practical classes, especially when it comes to Chemistry. Thus, our research began with a reading of the main difficulties pointed out by the researchers in articles published in the literature, and a search for a teaching strategy and a methodology that could be carried out outside the school, without the teacher, starting from simple techniques and procedures, with homemade materials and with a motivational context, linked to a profession. From Simulation-Based Teaching, which uses the simulation technique, with the use of simulators, experimental classes were elaborated, which proved to be the ideal alternative. We adapted the touch analysis technique and used red cabbage extract and an aqueous solution of ferric chloride as simulators, together with homemade materials, to simulate real results in chemical practices. The results were classes contextualized by professions and their respective trades, which can be carried out in any situation, remotely, in person or in a hybrid way.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En la pandemia del COVID-19 hubo que cerrar las escuelas, la enseñanza se volvió remota y el aislamiento social fue la regla, mientras se desarrollaba una vacuna para ser aprobada y distribuida, que duró todo el ciclo escolar 2020 y comprometió el 2021. Muchas metodologías fueron solía superar la carencia causada por la falta de clases presenciales, pero no todos tenían acceso a Internet o una computadora en casa, lo que empeoraba una situación que ya era mala. No se puede dejar de observar que las clases teóricas son más fáciles de impartir en línea que las clases prácticas experimentales, especialmente cuando se trata de Química. Así, nuestra investigación se inició con una lectura de las principales dificultades señaladas por los investigadores en artículos publicados en la literatura, y una búsqueda de una estrategia de enseñanza y una metodología que pudiera llevarse a cabo fuera de la escuela, sin el docente, a partir de simples técnicas y procedimientos, con materiales caseros y con un contexto motivacional, vinculado a una profesión. A partir de la Enseñanza Basada en Simulación, que utiliza la técnica de simulación, con el uso de simuladores se elaboraron clases experimentales, que resultaron ser la alternativa ideal. Adaptamos la técnica de análisis táctil y utilizamos extracto de col lombarda y una solución acuosa de cloruro férrico como simuladores, junto con materiales caseros, para simular resultados reales en prácticas químicas. Los resultados fueron clases contextualizadas por profesiones y sus respectivos oficios, que se pueden realizar en cualquier situación, a distancia, presencial o de forma híbrida.
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