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PERFIL DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ESPECIALISTAS EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA: UM ESTUDO DE EGRESSOS
Larcher, Nathan Gil | Date Issued:
2023
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Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Buscou-se analisar a inserção profissional de egressos do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (modalidade presencial) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador (RMST), compreendidos entre 2013 e 2022, em uma Instituição de Ensino público federal brasileira do município do Rio de Janeiro. Trata-se de estudo do tipo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, com egressos do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (modalidade presencial) e a primeira turma de pós-graduação sob os moldes de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador (RMST), formados no período compreendido entre 2013 e 2022. Foi constituído das seguintes etapas: I) Diagnóstico Situacional Observacional; II) Revisão Integrativa da Literatura; III) Construção do Questionário eletrônico 1; IV) Construção do Questionário eletrônico 2; V) Levantamento dos registros dos endereços eletrônicos dos egressos da Instituição de Ensino no período estabelecido; VI) Encaminhamento da Carta Convite; VII) Encaminhamento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os participantes que aceitaram participar da pesquisa; VIII) Tratamento e análise dos dados dos Questionários eletrônicos 1 e 2; e XI) Apresentação dos resultados à sociedade. Verificou -se a prevalência de pessoas com idade até 30 anos, sexo feminino e gênero mulher cis, autodeclarados brancos e nenhum egresso com deficiência. Serviço Social, Enfermagem e Psicologia, foram as graduações mais frequentes. Maioria dos egressos afirmou ter se formado em instituição pública; acesso sobre o curso por meio do site oficial da ENSP e/ou Cesteh. Maioria dos egressos (55,6%) não se inseriu profissionalmente na área do curso. 37,5% relataram muita dificuldade na inserção no mercado de trabalho na área do curso. A área de atuação na atividade profissional relacionada ao curso foi prevalente na categoria Governo Federal. A principal dificuldade encontrada para inserir-se profissionalmente foi a ausência de vagas compatíveis com o curso e falta de reconhecimento profissional na área. 75% dos egressos levaram menos de 6 meses para inserir-se no mercado de trabalho na área do curso. Constatou-se configuração ruim e preocupante no que tange à inserção profissional da amostra em questão, pois a maioria não se inseriu profissionalmente na área do curso e os egressos que se inseriram encontraram muita dificuldade. Faz-se necessário a elaboração de novos estudos que abordem as perspectivas de inserção profissional dos egressos e concentrem seus esforços na investigação das variáveis aqui apresentadas. Sobretudo, acerca dos desafios enfrentados pelos mesmos na busca de emprego no mercado de trabalho, a fim de subsidiar às instituições formadoras no processo de melhorias, reformulações e implementação de ferramentas de monitoramento e avaliação dos seus egressos.
Abstract
Sought to analyze the professional insertion of graduates of the specialization course in Occupational Health and Human Ecology (face-toface modality) and the Multiprofessional Residency Program in Occupational Health (RMST), between 2013 and 2022, in a federal public Education Institution Brazilian from the city of Rio de Janeiro. This is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach, with graduates of the specialization course in Occupational Health and Human Ecology (face-to-face modality) and the first postgraduate class under the model of Multiprofessional Residency in Health of Workers (RMST), trained in the period between 2013 and 2022. It consisted of the following stages: I) Observational Situational Diagnosis; II) Integrative Literature Review; III) Construction of electronic Questionnaire 1; IV) Construction of electronic Questionnaire 2; V) Survey of records of electronic addresses of graduates of the Educational Institution in the established period; VI) Forwarding of the Invitation Letter; VII) Forwarding of the Free and Informed Consent Form (TCLE) to participants who agreed to participate in the research; VIII) Treatment and analysis of data from electronic Questionnaires 1 and 2; and XI) Presentation of results to society. There was a prevalence of people aged up to 30 years, female and cis woman, self-declared white and no graduates with disabilities. Social Work, Nursing and Psychology were the most frequent degrees. The majority of graduates stated that they graduated from a public institution; access to the course through the official ENSP and/or Cesteh website. The majority of graduates (55.6%) did not enter the course professionally. 37.5% reported great difficulty in entering the job market in the area of the course. The area of professional activity related to the course was prevalent in the Federal Government category. The main difficulty encountered in entering professionally was the lack of vacancies compatible with the course and lack of professional recognition in the area. 75% of graduates took less than 6 months to enter the job market in the area of the course. It was found poor and worrying configuration regarding the professional insertion of the sample in question, as the majority did not enter the course professionally and the graduates who did find it very difficult. It is necessary to develop new studies that address the perspectives of professional insertion of graduates and focus their efforts on investigating the variables presented here. Above all, about the challenges faced by them when searching for a job in the labor market, in order to support training institutions in the process of improvements, reformulations and implementation of monitoring and evaluation tools for their graduates.
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