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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63862
FOMENTO ÀS FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS: REVELAÇÕES DOS EDITAIS E CHAMADAS DO CNPQ NO PERÍODO DE 2010 A 2021
Comunicação e Divulgação Científica
Publicação Governamental
Author
Affilliation
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Abstract in Portuguese
Políticas públicas de popularização da ciência tem um papel fundamental para a proposição e manutenção de ações que visem fortalecer a inclusão social, o debate, a participação pública e o engajamento da sociedade em temas de ciência e tecnologia. No Brasil, as chamadas públicas de popularização da ciência têm sido, especialmente a partir de 2003, parte essencial desse esforço interinstitucional, como as chamadas de feiras e mostras científicas; da semana nacional de ciência e tecnologia; das olimpíadas de Ciências; dos centros e museus de ciência e espaços científico-culturais. O presente estudo enfocou um conjunto de chamadas anuais de feiras e mostras científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq no período de 2010 a 2021, no que se refere aos recursos, parcerias, e de modo especial aos públicos a que se destinam. Por meio da análise de dados e da análise textual discursiva, os resultados revelam desafios nos que se refere às parcerias para o cofinanciamento e aos recursos disponíveis aos projetos, que decresceram nos últimos cinco anos do período estudado. Por outro lado, revela-se um esforço persistente do CNPq de manter esta ação de fomento e incrementar os termos para a inclusão social de diferentes modos: (a) valorização de propostas das regiões norte, nordeste e centro-oeste; (b) estímulo a projetos voltados aos povos e comunidades tradicionais, moradores de áreas rurais e periferias urbanas, pessoas com deficiência e meninas/mulheres; (c) estímulo à apresentação de projetos por meninas, bem como equipes mistas, especialmente nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação; (d) estímulo à cultura indagativa e crítica, própria da ciência e outras questões próprias da sociedade, como gênero e raça; (e) previsão de atividades nas áreas de etnociências, tecnologia social, tecnologia assistiva e empreendedorismo; (f) garantias de atendimento à legislação de acessibilidade; (g) envolvimento majoritário de alunos de escolas públicas da Educação Básica (ensino infantil, fundamental e/ou médio); (h) estímulo à participação de alunos de escolas públicas, especialmente com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e de alunos de municípios remotos e/ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Ao destacar-se o empenho do CNPq na manutenção desta importante ação de fomento à educação e divulgação científica, em perspectivas de inclusão social e de gênero, percebe-se a oportunidade do aprimoramento das ações de fomento à divulgação científica que considerem a diversidade da população brasileira em seus aspectos cultural, étnico, regional e social, bem como seus diferentes contextos, por meio da menção à inclusão dos povos historicamente excluídos e da incorporação das diretrizes de políticas públicas de equidade social, racial, de classe e de gênero.
DeCS
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