Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63985
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
UMA ABORDAGEM INTERACIONAL DOS SABERES E DAS CULTURAS PROFISSIONAIS
Affilliation
Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Porto. Portugal.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo aborda o conceito de saber profissional no âmbito das Ciências Sociais vinculado com ao tema culturas profissionais, considerando contribuições da microssociologia, vindas da fenomenologia social e do interacionismo simbólico, em diálogo interdisciplinar com as Ciências Cognitivas e com o pensamento histórico-dialético em alguns aspectos, visando a contribuir para estudos sobre o trabalho profissional em interação social. Conclui destacando a importância de investigações empíricas sobre os elementos que interconectam tais componentes interacionais no interior do grupo profissional e sobre os efeitos das interações multiculturais na reflexividade interna desse mesmo grupo.
Abstract
The article addresses the concept of professional knowledge within the scope of Social Sciences linked to the theme of professional cultures, considering contributions from microsociology, coming from social phenomenology and symbolic interactionism, in interdisciplinary dialogue with Cognitive Sciences and with historical-dialectic thinking in some aspects, aiming to contribute to studies on professional work in social interaction. It concludes by highlighting the importance of empirical investigations into the elements that interconnect such interactional components within the professional group and into the effects of multicultural interactions on the internal reflexivity of that same group.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo aborda el concepto de conocimiento profesional en el ámbito de las Ciencias Sociales vinculado al tema de las culturas profesionales, considerando aportes desde la microsociología, provenientes de la fenomenología social y el interaccionismo simbólico, en diálogo interdisciplinario con las Ciencias Cognitivas y con el pensamiento histórico-dialéctico en algunos aspectos. , con el objetivo de contribuir a los estudios sobre el trabajo profesional en la interacción social. Concluye destacando la importancia de las investigaciones empíricas sobre los elementos que interconectan dichos componentes interaccionales dentro del grupo profesional y sobre los efectos de las interacciones multiculturales en la reflexividad interna de ese mismo grupo.
Share