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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64008
IMAGEM E HISTÓRIA: DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA O CAMPO TRABALHO-EDUCAÇÃO
Reis, Renata | Date Issued:
2020
Alternative title
Image and history: methodological challenges for the work-education fieldAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo propõe uma reflexão metodológica sobre o uso da fotografia como fonte para a pesquisa histórica no campo trabalho-educação, a partir do dialogo com alguns autores que pensam o objeto fotográfico, seu caráter monumental e documental, o estatuto e valor da fotografia como fontearquivística disponível para uso. A partir das imagens pertencentes ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, procura analisar as relações de trabalho no Instituto Oswaldo Cruz, atual Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em suas três primeiras décadas de atuação, a partir do universo dos auxiliares de laboratório dos cientistas. Compreendendo que uma imagem é e não é ao mesmo tempo, mostra e dissimula, as fotografias que retratam os auxiliares de laboratório do Instituto carregam um sentido histórico quando percebidas no conjunto de relações sociais de produção da existência, em um determinado contexto, refletindo concepções e ideologias relativas aos atuais trabalhadores técnicos e, em nosso caso particular, aos atuais trabalhadores técnicos da saúde.
Abstract
This article proposes a methodological reflection on the use of photography as a source for historical research in the work-education field, based on dialogue with some authors who think about the photographic object, its monumental and documentary character, the status and value of photography as an archival source. available for use. Using images belonging to the Archive and Documentation Department of Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, it seeks to analyze work relations at the Oswaldo Cruz Institute, currently the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), in its first three decades of operation, from the universe of scientists' laboratory assistants. Understanding that an image is and is not at the same time, shows and conceals, the photographs that portray the Institute's laboratory assistants carry a historical meaning when perceived in the set of social relations that produce existence, in a given context, reflecting conceptions and ideologies relating to current technical workers and, in our particular case, current technical health workers.
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Este artículo propone una reflexión metodológica sobre el uso de la fotografía como fuente de investigación histórica en el campo de la educación para el trabajo, a partir del diálogo con algunos autores que reflexionan sobre el objeto fotográfico, su carácter monumental y documental, el estatus y valor de la fotografía como una fuente de archivo disponible para su uso. A partir de imágenes pertenecientes al Departamento de Archivo y Documentación de la Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, busca analizar las relaciones de trabajo en el Instituto Oswaldo Cruz, hoy Fundación Oswaldo Cruz (Fiocruz), en sus primeras tres décadas de funcionamiento, desde el universo de asistentes de laboratorio de científicos. Entendiendo que una imagen es y no es al mismo tiempo, muestra y oculta, las fotografías que retratan a los asistentes de laboratorio del Instituto conllevan un significado histórico al ser percibidas en el conjunto de relaciones sociales que producen la existencia, en un contexto determinado, reflejando concepciones e ideologías. relativos a los técnicos actuales y, en nuestro caso particular, a los técnicos sanitarios actuales.
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