Advisor | Ramos, Marise Nogueira | |
Author | Albuquerque, Gregório Galvão de | |
Access date | 2024-05-13T18:04:59Z | |
Available date | 2024-05-13T18:04:59Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ALBUQUERQUE, Gregório Galvão de. Pensar pela imagem: educação audiovisual pela perspectiva cultural, política e pedagógica. 2021. 302 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64028 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa Pensar Pela Imagem: Educação Audiovisual Pela Perspectiva Cultural, Política e Pedagógica (Tese de Doutorado). | en_US |
Abstract in Portuguese | A educação audiovisual, como uma experiência sensível cultural, política e pedagógica, possibilita uma compreensão crítica da realidade, assim como sua produção e representação imagética, sendo necessária para a formação integral de estudantes. Esta é a tese que este trabalho busca defender. No sentido da construção do ser humano omnilateral, essa pesquisa tem como tema a educação audiovisual como uma experiência de apreensão da realidade necessária para formação humana crítica. Como metodologia, foi realizada uma revisão de literatura sobre a formação integral, sob o enfoque particular da formação voltada para a discussão da cultura, a fim de entender a educação audiovisual como componente dessa formação. As opções metodológicas que norteiam esse projeto são a pesquisa documental e a discussão crítica da experiência da disciplina audiovisual ministrada pelo autor na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Entender o processo de representação de imagens a partir do pressuposto de construção de sentido para a formação humana é apreender também sobre as práticas sociais mediadas pelas imagens na sociedade capitalista. Ao final, apesentamos um produto objetivo do estudo, que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação Audiovisual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cultura | pt_BR |
Subject in Portuguese | Imagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cinema | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Integral | pt_BR |
Title | Pensar pela imagem: educação audiovisual pela perspectiva cultural, política e pedagógica | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2021-08-30 | |
Departament | Centro de Educação e Humanidades | en_US |
Defense Institution | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana | en_US |
Co-Advisor | Souza, Marcos Aguiar de | |
Abstract | Audiovisual education, as a sensitive cultural, political and pedagogical experience, enables a critical understanding of reality, as well as its production and representation of images, being necessary for the integral training of students. This is the thesis that this work seeks to defend. In the sense of the construction of the omnilateral human being, this research has as its theme audiovisual education as an experience of understanding the reality necessary for critical human formation. As a methodology, a literature review was carried out on comprehensive training, with a particular focus on training focused on the discussion of culture, in order to understand audiovisual education as a component of this training. The methodological options that guide this project are documentary research and critical discussion of the experience of the audiovisual discipline taught by the author at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, of the Oswaldo Cruz Foundation. Understanding the process of representation of images based on the assumption of construction of meaning for human formation is also to learn about the social practices mediated by images in capitalist society. In the end, we present an objective product of the study, which constitutes a compilation of propositions for audiovisual work in schools. The content of this study, articulated with the proposed product, expresses the defense of audiovisual in education, as a theoretical-practical component of integral human formation. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | La educación audiovisual, como experiencia cultural, política y pedagógica sensible, posibilita una comprensión crítica de la realidad, así como su producción y representación de imágenes, siendo necesaria para la formación integral de los estudiantes. Ésta es la tesis que este trabajo busca defender. En el sentido de la construcción del ser humano omnilateral, esta investigación tiene como tema la educación audiovisual como experiencia de comprensión de la realidad necesaria para la formación humana crítica. Como metodología, se realizó una revisión bibliográfica sobre la formación integral, con especial atención a la formación centrada en la discusión de la cultura, con el fin de entender la educación audiovisual como un componente de esta formación. Las opciones metodológicas que guían este proyecto son la investigación documental y la discusión crítica de la experiencia de la disciplina audiovisual impartida por el autor en la Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, de la Fundación Oswaldo Cruz. Comprender el proceso de representación de imágenes a partir del supuesto de construcción de significado para la formación humana es también conocer las prácticas sociales mediadas por imágenes en la sociedad capitalista. Al final presentamos un producto objetivo del estudio, que constituye una recopilación de propuestas para el trabajo audiovisual en las escuelas. El contenido de este estudio, articulado con el producto propuesto, expresa la defensa del audiovisual en la educación, como componente teórico-práctico de la formación humana integral. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Audiovisual Education | en_US |
Subject | Culture | en_US |
Subject | Image | en_US |
Subject | Cinema | en_US |
Subject | Comprehensive Training | en_US |
Subject in Spanish | Educación Audiovisual | es_ES |
Subject in Spanish | Cultura | es_ES |
Subject in Spanish | Imagen | es_ES |
Subject in Spanish | Cine | es_ES |
Subject in Spanish | Formación Integral | es_ES |
Member of the board | Algebaile, Eveline Bertino | |
Member of the board | Franco, Maria Apparecida Ciavatta Pantoja | |
Member of the board | Rodrigues, Maria Cristina Paulo | |
Member of the board | Silva, Josias Pereira da | |
DeCS | Cinema | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Pedagogia | pt_BR |
DeCS | Cultura | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |