Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64028
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PENSAR PELA IMAGEM: EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL PELA PERSPECTIVA CULTURAL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA
Albuquerque, Gregório Galvão de | Date Issued:
2021
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação audiovisual, como uma experiência sensível cultural, política e pedagógica, possibilita uma compreensão crítica da realidade, assim como sua produção e representação imagética, sendo necessária para a formação integral de estudantes. Esta é a tese que este trabalho busca defender. No sentido da construção do ser humano omnilateral, essa pesquisa tem como tema a educação audiovisual como uma experiência de apreensão da realidade necessária para formação humana crítica. Como metodologia, foi realizada uma revisão de literatura sobre a formação integral, sob o enfoque particular da formação voltada para a discussão da cultura, a fim de entender a educação audiovisual como componente dessa formação. As opções metodológicas que norteiam esse projeto são a pesquisa documental e a discussão crítica da experiência da disciplina audiovisual ministrada pelo autor na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Entender o processo de representação de imagens a partir do pressuposto de construção de sentido para a formação humana é apreender também sobre as práticas sociais mediadas pelas imagens na sociedade capitalista. Ao final, apesentamos um produto objetivo do estudo, que se constitui no compilado de proposições para o trabalho com audiovisual nas escolas. O conteúdo deste estudo articulado com o produto proposto expressa a defesa do audiovisual na educação, como componente teórico-prático da formação humana integral.
Abstract
Audiovisual education, as a sensitive cultural, political and pedagogical experience, enables a critical understanding of reality, as well as its production and representation of images, being necessary for the integral training of students. This is the thesis that this work seeks to defend. In the sense of the construction of the omnilateral human being, this research has as its theme audiovisual education as an experience of understanding the reality necessary for critical human formation. As a methodology, a literature review was carried out on comprehensive training, with a particular focus on training focused on the discussion of culture, in order to understand audiovisual education as a component of this training. The methodological options that guide this project are documentary research and critical discussion of the experience of the audiovisual discipline taught by the author at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, of the Oswaldo Cruz Foundation. Understanding the process of representation of images based on the assumption of construction of meaning for human formation is also to learn about the social practices mediated by images in capitalist society. In the end, we present an objective product of the study, which constitutes a compilation of propositions for audiovisual work in schools. The content of this study, articulated with the proposed product, expresses the defense of audiovisual in education, as a theoretical-practical component of integral human formation.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La educación audiovisual, como experiencia cultural, política y pedagógica sensible, posibilita una comprensión crítica de la realidad, así como su producción y representación de imágenes, siendo necesaria para la formación integral de los estudiantes. Ésta es la tesis que este trabajo busca defender. En el sentido de la construcción del ser humano omnilateral, esta investigación tiene como tema la educación audiovisual como experiencia de comprensión de la realidad necesaria para la formación humana crítica. Como metodología, se realizó una revisión bibliográfica sobre la formación integral, con especial atención a la formación centrada en la discusión de la cultura, con el fin de entender la educación audiovisual como un componente de esta formación. Las opciones metodológicas que guían este proyecto son la investigación documental y la discusión crítica de la experiencia de la disciplina audiovisual impartida por el autor en la Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, de la Fundación Oswaldo Cruz. Comprender el proceso de representación de imágenes a partir del supuesto de construcción de significado para la formación humana es también conocer las prácticas sociales mediadas por imágenes en la sociedad capitalista. Al final presentamos un producto objetivo del estudio, que constituye una recopilación de propuestas para el trabajo audiovisual en las escuelas. El contenido de este estudio, articulado con el producto propuesto, expresa la defensa del audiovisual en la educación, como componente teórico-práctico de la formación humana integral.
Share