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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64061
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
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OLHARES PARA O DESIGN DE JOGOS ANALÓGICOS EM CONTEXTOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ABORDAGENS PROJETUAIS PARTICIPATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM POLIFÔNICAS
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo deste artigo é discutir processos participativos de design de jogos analógicos que buscam inserir saberes de grupos sociais invisibilizados em contextos da Educação Básica e incluir a participação dos estudantes nos processos projetuais. Partimos da premissa de que a visualização sistemática e a representação em artefatos-jogo desses processos e sentidos, em articulação com espaços formais de ensino-aprendizagem, promovem pontos de contato entre grupos socialmente distantes. Apresentamos dois projetos participativos de criação de jogos analógicos em contextos formativos, com abordagens distintas: um fundamentado no Design em Parceria e o outro na metodologia iterativa de design de jogos, fazendo uso de métodos e técnicas de Design e um modelo de visualização do processo de projeto. Sustentamos que tais projetos proporcionaram processos projetivos e espaços de interação polifônicos, coerentes com um posicionamento de "design em uma democracia", bem como o exercício da modelização da complexidade, e afirmamos a importância da atuação dos designers nesse sentido.
Abstract
The objective of this article is to discuss participatory analog game design processes that seek to insert knowledge from invisible social groups in Basic Education contexts and include student participation in design processes. We start from the premise that the systematic visualization and representation in game artifacts of these processes and meanings, in conjunction with formal teaching-learning spaces, promote points of contact between socially distant groups. We present two participatory projects for creating analog games in training contexts, with different approaches: one based on Design in Partnership and the other on the iterative game design methodology, making use of Design methods and techniques and a visualization model of the development process. project. We maintain that such projects provided projective processes and polyphonic interaction spaces, consistent with a positioning of "design in a democracy", as well as the exercise of modeling complexity, and we affirm the importance of designers' actions in this sense.
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El objetivo de este artículo es discutir procesos de diseño de juegos analógicos participativos que buscan insertar conocimientos de grupos sociales invisibles en contextos de Educación Básica e incluir la participación de los estudiantes en los procesos de diseño. Partimos de la premisa de que la visualización y representación sistemática en artefactos de juego de estos procesos y significados, en conjunto con espacios formales de enseñanza-aprendizaje, promueven puntos de contacto entre grupos socialmente distantes. Presentamos dos proyectos participativos para la creación de juegos analógicos en contextos de formación, con diferentes enfoques: uno basado en el Diseño en Asociación y el otro en la metodología de diseño de juegos iterativo, haciendo uso de métodos y técnicas de Diseño y un modelo de visualización del proceso de desarrollo del proyecto. . Sostenemos que tales proyectos proporcionaron procesos proyectivos y espacios de interacción polifónica, consistentes con un posicionamiento del "diseño en democracia", así como el ejercicio de modelar la complejidad, y afirmamos la importancia de las acciones de los diseñadores en este sentido.
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