Advisor | Gasque, Kellen Cristina da Silva | |
Author | Dutra, Evelyn de Britto | |
Access date | 2024-06-07T01:00:47Z | |
Available date | 2024-06-07T01:00:47Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | DUTRA, Evelyn de Britto. Estratégias de educação a distância em tempos de pandemia. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Saúde)—Escola de Governo Fiocruz Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64368 | |
Abstract in Portuguese | O debate sobre a Educação a Distância (EaD) foi fortalecido e atravessado pela necessidade de manutenção e promoção das atividades presenciais em meio remoto pelo contexto advindo da pandemia de COVID-19. Essa necessidade apresentou-se de forma contundente para os profissionais da saúde que, como principais atores de enfrentamento da doença, precisavam de informação e de conhecimento sobre o novo evento para se reinventar e saber atuar na intervenção e controle da doença. Observa-se que novas práticas foram instituídas com o uso das tecnologias digitais, proporcionando tanto novos conhecimentos sobre o trabalho e sobre as medidas de controle da COVID-19 quanto no próprio uso dessas ferramentas. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias em EaD para a qualificação dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa (método misto) com estratégia explanatória sequencial e com procedimento de coletas no nível secundário, por meio de pesquisa online, bibliográfica e documental. Os resultados mostram diferentes implicações que a tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento profissional permanente e uma visão ampla sobre as estratégias educativas realizadas por meio da EaD, destacando algumas lições aprendidas: Investir em infraestrutura e literacia em tecnologias digitais; Planejar suporte em Saúde Mental e Atenção Psicossocial durante eventos epidêmicos; Fazer um plano de ação organizacional; Promover periodicamente treinamentos e educação permanente ao corpo docente e discente das instituições de ensino e escolas de governo; Utilizar ferramentas tecnológicas que sejam de fácil acesso e estratégicas; Aproveitar materiais existentes e disponibilizar conteúdos de forma livre e de acesso aberto; Estudar seu público-alvo e lacunas de conhecimentos/habilidades; Fazer parcerias com outras instituições. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Profissionais da saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação à distância | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | COVID-19 | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologia digital | en_US |
Title | Estratégias de educação a distância em tempos de pandemia | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023-03-31 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | en_US |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Brasília/DF | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde | en_US |
Abstract | The debate on Distance Education (EaD) was strengthened and crossed by the need to maintain and promote face-to-face activities in a remote environment due to the context arising from the COVID-19 pandemic. This need was strongly felt by health professionals who, as the main actors in coping with the disease, needed information and knowledge about the new event in order to reinvent themselves and know how to intervene and control the disease. It is observed that new practices were instituted with the use of digital technologies, providing both new knowledge about work and about COVID-19 control measures and the use of these tools. Thus, the objective of this work was to analyze distance learning strategies for the qualification of health professionals in coping with the COVID-19 pandemic. This is a descriptive and exploratory research, with a quantitative and qualitative approach (mixed method) with a sequential explanatory strategy and with a collection procedure at the secondary level, through online, bibliographic and documentary research. The results show different implications that technology can offer for permanent professional development and a broad view of the educational strategies carried out through EaD, highlighting some lessons learned: Investing in infrastructure and literacy in digital technologies; Plan support in Mental Health and Psychosocial Care during epidemic events; Make an organizational action plan; Periodically promote training and permanent education to the faculty and students of teaching institutions and government schools; Use technological tools that are easy to access and strategic; Take advantage of existing materials and make content freely and openly accessible; Study your target audience and knowledge/skill gaps; Partner with other institutions. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Resumen: El debate sobre la Educación a Distancia (EaD) se vio fortalecido y atravesado por la necesidad de mantener y promover las actividades presenciales en un entorno remoto debido al contexto derivado de la pandemia del COVID-19. Esta necesidad fue sentida con fuerza por los profesionales de la salud que, como principales actores en el enfrentamiento de la enfermedad, necesitaban información y conocimiento sobre el nuevo evento para reinventarse y saber intervenir y controlar la enfermedad. Se observa que se instituyeron nuevas prácticas con el uso de tecnologías digitales, proporcionando tanto nuevos conocimientos sobre el trabajo como sobre las medidas de control de la COVID-19 y el uso de estas herramientas. Así, el objetivo de este trabajo fue analizar estrategias de enseñanza a distancia para la calificación de profesionales de la salud en el enfrentamiento a la pandemia de la COVID-19. Se trata de una investigación descriptiva y exploratoria, con enfoque cuantitativo y cualitativo (método mixto) con estrategia explicativa secuencial y con procedimiento de recolección en el nivel secundario, a través de investigación en línea, bibliográfica y documental. Los resultados muestran diferentes implicaciones que la tecnología puede ofrecer para el desarrollo profesional permanente y una visión amplia de las estrategias educativas llevadas a cabo a través de EaD, destacando algunas lecciones aprendidas: Invertir en infraestructura y alfabetización en tecnologías digitales; Plan de apoyo en Salud Mental y Atención Psicosocial durante eventos epidémicos; Hacer un plan de acción organizacional; Promover periódicamente la capacitación y educación permanente al profesorado y alumnos de las instituciones de enseñanza y escuelas públicas; Utilizar herramientas tecnológicas de fácil acceso y estratégicas; Aprovechar los materiales existentes y hacer que el contenido sea de acceso libre y abierto; Estudie su público objetivo y las brechas de conocimientos/habilidades; Asociarse con otras instituciones | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Health personnel | en_US |
Subject | Distance education | en_US |
Subject | Continuing education | en_US |
Subject | COVID-19 | en_US |
Subject | Digital technology | en_US |
Member of the board | Guizardi, Francini Lube | |
Member of the board | Gasque, Kellen Cristina da Silva | |
Member of the board | Silva, Gleice Assunção da | |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | Educação a Distância | en_US |
DeCS | Educação Permanente | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |
DeCS | Tecnologia Digital | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |