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Title: Uma análise do projeto espaço integrado de desenvolvimento e estimulação (EIDE) na rede municipal de ensino de Niterói/Rj período 2008-2009
Advisor: Llerena Junior, Juan Clinton
Authors: Pintor, Nelma Alves Marques
Coadvisor: Costa, Valdelúcia Alves da Costa
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Esta pesquisa se constituiu como a primeira experiência de avaliação oficial de um projeto de estimulação pedagógica, exploratório (EIDE – Espaço Integrado de Desenvolvimento e Estimulação), com o objetivo de estudar as condições e forma de educação e escolarização, em classes comuns das escolas municipais, para alunos que apresentam significativas defasagens em suas condições vitais, implicando, principalmente, em deficiência intelectual acentuada, desenvolvido concomitantemente por meio de ação intersetorial entre os profissionais da saúde e da educação. Para avaliar o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, tomou como referência a teoria sóciohistórica, com base em quatro categorias estudadas por Vygotsky e seus colaboradores e para avaliar o projeto em sua dimensão social, utilizou a proposta do Manual de Avaliação de Projetos Sociais do Cepal (1997). De índole qualitativa, a pesquisa utilizou, em seu estudo etnográfico, entrevistas semiestruturadas, anamnese, documentos, relatórios de atividades e observação participante para colher informações com os sujeitos. Os resultados mostraram que a consciência social do direito à educação e a cultura por parte dos profissionais da educação e dos profissionais da saúde avançou, da mesma forma que a presença de uma cultura inclusiva em boa parte das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Niterói. Em contraste, foi percebida a presença do preconceito e da crença na incapacidade de aprendizado dos alunos com deficiência intelectual e múltipla. Esta foi considerada a principal barreira para a promoção da inclusão escolar e educacional dos alunos severamente comprometidos na Rede Municipal de Ensino de Niterói/RJ. O modelo de escolarização nas escolas é incompatível com uma proposta educativa onde eles estão (ou deveriam estar) incluídos. Contudo, a conclusão principal desta pesquisa é de que esses alunos são capazes de aprender, se colocados em situações que estimulem a interação social, a linguagem, a imitação e o brincar. Em relação às ações de trabalho conjunto entre os profissionais da saúde e da educação foi comprovada a necessidade de fortalecimento da proposta de intersetorialidade entre estes setores, visando à promoção integral da saúde das pessoas com deficiência. Concluindo, a pesquisa mostrou que os resultados alcançados por meio do estudo etnográfico e da meta-avaliação do EIDE podem oferecer subsídios para avaliação de outros Programas e Projetos na área da educação, inclusive de outros sistemas de ensino no Brasil.
Abstract: This research was developed as the first official evaluation experience of a pedagogical stimulation project, exploratory (EIDE-Espaço Integrado de Desenvolvimento e Estimulação) aiming studying the forms and conditions of education and schooling , in municipal school common classes, for students who have significant gaps in their vital conditions, implying, especially in severe intellectual disability, developed concurrently through intersectoral action between health and education professionals. To evaluate the student learning and development, its reference to socio-historical theory, based in the four categories studied by Vygotsky and his contributors and to evaluate the project’s social, utilized Cepal’s Social Projects Evaluation Handbook proposition (1997). From qualitative nature, the research used semi-structured interviews in its ethnographic study, anamnesis, documents, activities reports and participant observation to gather information with the subjects. The results showed that the social awareness by education and health professional to the right to education and culture has developed, the same way that the presence of an inclusive culture in most of schools in the municipal schools in the city of Niterói. In contrast, were noticed the presence of prejudice and belief in the learning disabilities of students with intellectual and multiple disabilities. This was considered the main barrier to promote of school and educational inclusion of the severely compromised students in the municipal school of Niterói/RJ. The educational model in schools is not compatible with an educational proposal where they are (or should be) included. However, the main conclusion of this research is that these students are able to learn, if placed in situations that encourage social interaction, language, imitation and play. In relation to the actions of joint work between health and education professionals has been proven the need to strengthen the proposed intersectoral between these sectors aimed at promoting integral health of persons with disabilities. In conclusion, this study shows that the results achieved through the ethnographic study and meta-evaluation EIDE may provide the basis for evaluation of other programs and projects in the area of inclusive education from other education systems in Brazil.
Keywords: Special Education
Mental Retard
Public Politics
Collective Health
keywords: Educação Especial
Retardo Mental
Políticas Públicas
Saúde Coletiva
DeCS: Educação em Saúde
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Políticas Públicas
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: PINTOR, Nelma Alves Marques. Uma análise do projeto espaço integrado de desenvolvimento e estimulação (EIDE) na rede municipal de ensino de Niterói/RJ período 2008-2009. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
Date of defense: Dezembro, 2011
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

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