Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64663
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
Metadata
Show full item record
MULHERES QUE FAZEM CIÊNCIA: OPORTUNIDADES, PESQUISA E CARREIRA CIENTÍFICA NO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (1938-1968)
Mulheres
Instituto Oswaldo Cruz
Prosopografia
Gênero
Sousa, Lia Gomes Pinto de | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A tese investiga o fenômeno da profissionalização científica de mulheres, verificado em meados do século XX no Brasil, com o objetivo de compreender as condições que favoreceram sua emergência bem como suas características. Problematizando ausências, mobiliza uma dimensão coletiva de análise a partir do estudo de caso do Instituto Oswaldo Cruz, traçando uma prosopografia baseada na trajetória de 32 cientistas que ingressaram na instituição entre 1938 e 1968. A fim de evidenciar a conformação do grupo e suas propriedades sociais comuns, realiza uma extensa pesquisa documental e o cruzamento de fontes funcionais, iconográficas e depoimentos orais, além de dialogar com a bibliografia sobre história das mulheres, gênero e história das ciências. Foi confirmada a hipótese de que o fenômeno da profissionalização científica de mulheres foi favorecido por transformações institucionais e culturais indissociáveis - concernentes às esferas científica, educacional e de gênero - marcadas pelo aprofundamento da valorização da pesquisa e da carreira científica, a reestruturação das universidades e diversificação do ensino, e as mudanças de costumes e mentalidade sobre o papel social feminino que conferiam maior atuação no mundo público. São salientados, especialmente: a remodelação interna do IOC e de seus cursos de aplicação; a criação dos cursos de ciências da Universidade do Brasil; o surgimento de novas identidades profissionais; a instalação de políticas públicas de incentivo à pesquisa; o desenvolvimento de novas especialidades e técnicas; as diferentes vias de acesso aos quadros funcionais de Manguinhos; as reformas administrativas do funcionalismo público; as transformações ministeriais concernentes à Educação e à Saúde; o apoio familiar e o recrutamento de professores e pesquisadores no ingresso universitário e profissional. Para todos os aspectos referenciados, evidencia-se o reflexo de tais ações no incremento da participação feminina na esfera científica. Num cenário de transformações e oportunidades, a profissionalização de mulheres e a profissionalização da ciência caminharam juntas.
Abstract
The thesis investigates the phenomenon of the scientific professionalization of women, verified in the mid-20th century in Brazil, with the aim of understanding the conditions that favored its emergence as well as its characteristics. Problematizing absences, it mobilizes a collective dimension of analysis based on the case study of the Oswaldo Cruz Institute, outlining a prosopography based on the trajectory of 32 scientists who joined the institution between 1938 and 1968. In order to understand the making of the group and highlight its common social properties, carries out extensive documental research and the crossing of functional, iconographic sources and oral testimonials, in addition to dialoging with the bibliography on women's history, gender and history of sciences. The hypothesis was confirmed that the phenomenon of scientific professionalization of women was favored by inseparable institutional and cultural transformations – concerning the scientific, educational and gender spheres – marked by the deepening of the appreciation of research and the scientific career, the restructuring of universities and its diversification of teaching, and by the changes in customs and mentality regarding the female social role that gave them greater action in the public world. The following are particularly highlighted: the internal remodeling of the Oswaldo Cruz Institute and of its application courses; the creation of science courses at the University of Brazil; the emergence of new professional identities; the installation of public policies to encourage research; the development of new specialties and techniques; the different access routes to the Manguinhos functional staff; administrative reforms in the civil service; the ministerial transformations concerning Education and Health; family support and the recruitment of teachers and researchers upon university and professional entry. For all aspects mentioned, the impact of such actions on increasing female participation in the scientific sphere is evident. In a scenario of transformations and opportunities, the professionalization of women and the professionalization of science went hand in hand.
Keywords in Portuguese
Profissionalização CientíficaMulheres
Instituto Oswaldo Cruz
Prosopografia
Gênero
Share