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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6472
EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE AS ÁREAS A PARTIR DA EXPERIENCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Alternative title
EAD and health: approach between thes areas, from the experience of a course in Foundation Oswaldo CruzAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Ségio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ,Brasil
Instituto Vital Brazil. Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ,Brasil
Instituto Vital Brazil. Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Na Educação permanente em Saúde, a Educação a Distância (EAD) representa um caminho tanto para a
construção coletiva e dialógica do conhecimento quanto para a melhoria das práticas dos trabalhadores do
setor. A EAD na Saúde contribui também para a consolidação de um modelo mais equitativo e democrático de
promoção e atenção à saúde no País. Por ser a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde que atuam
no SUS uma das missões da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), este artigo se propõe a realizar um exercício
de aproximação entre as áreas de EAD e Educação em Saúde a partir da experiência do curso Andando nas
Nuvens, promovido pela Fiocruz, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica
em Saúde (ICICT), pelo Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias (NEXT). O curso foi analisado
qualitativamente, mediante o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), em dois momentos, a saber: na avaliação
pré-curso, com 45 discursos, e na avaliação final, com 26 discursos analisados. Nesses 71 discursos, percebeu-se
que as sínteses dos DSCs na avaliação pré-curso giraram em torno de conhecimentos e interesses por pesquisas;
na avaliação final do curso, as sínteses dos DSCs giraram em torno da presença ativa dos tutores e das dificuldades
em lidar com as tecnologias.
Abstract
In continuing health education, EAD represents
a way for both the collective and dialogical
construction of knowledge as well to improve the
practices of health workers. Distance education
in health also contributes to the consolidation of
a more equitable and democratic promotion and
health care in the country. As the training and
qualification of health workers who have been
working in the National Health System (SUS) is
one of the tasks of Foundation Oswaldo Cruz.
This article proposes to carry out an exercise to
bring together the areas of distance education
in health education from the experience of the
course Walking in the Clouds organized by the
Foundation Oswaldo Cruz, through the Institute
of Communication and Information Science and
Technology in Health (ICICT), and the Center for
Testing of New Technologies (NEXT). The course
was analyzed qualitatively using the Collective
Subject Discourse (DSC), on the two occasions,
namely in the pre-course evaluation with 45 speeches
and in final evaluation with 26 speeches
analyzed. We analyzed 71 speeches, it was noted
that the syntheses of DSCs in the pre-course revolved
around knowledge and interests in research
and in the final evaluation of the course, the
syntheses of DSCs centered on the active presence
of the tutors and the difficulties in dealing with
the technologies.
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