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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12821]
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PRINCIPAIS DIFICULDADES DESCRITAS NO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: REVISÃO SISTEMÁTICA
Principales dificultades descritas en la enseñanza-aprendizaje de la química para la educación secundaria: revisión sistemática
Alternative title
Main difficulties described in the teaching-learning of chemistry for high school: systematic reviewPrincipales dificultades descritas en la enseñanza-aprendizaje de la química para la educación secundaria: revisión sistemática
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Para saber quais são as principais dificuldades apresentadas no processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio, é necessário consultar a literatura especializada e reunir as publicações que as descrevem. Fazendo um recorte de vinte anos de publicações, utilizando-se a inclusão e exclusão do trabalho, de acordo com os critérios estabelecidos, chegou-se ao resultado de sessenta e seis publicações. A análise de conteúdo foi aplicada na leitura dos textos, que foram organizados por categorias. Os resultados demonstraram que grande parte das dificuldades apontadas são decorrentes de aulas descontextualizadas, falta de aulas experimentais, fragmentação da disciplina, metodologias antigas e tradicionais, que ainda utilizam somente o giz e quadro negro, e transmitem o conteúdo esperando que o aluno atue como um tipo de receptor desse conteúdo, além de outros problemas pontuais relacionados ao conteúdo programático, principalmente relacionados aos cálculos que envolvam aritmética.
Abstract
To find out what the main difficulties are in the teaching-learning process of Chemistry in High School, it is necessary to consult specialized literature and gather the publications that describe them. By covering twenty years in the search, and limiting the research to specific descriptors, a systematic review is created. From the extraction and selection of publications, using the inclusion and exclusion of work, according to the established criteria, the result was sixty-six publications. Content analysis was applied to reading the texts, which were organized by categories. The results demonstrated that most of the difficulties highlighted are due to decontextualized classes, lack of experimental classes, fragmentation of the discipline, old and traditional methodologies, which still use only chalk and blackboards, and transmit the content expecting the student to act as a type of recipient of this content, in addition to other specific problems related to the programmatic content, mainly related to calculations involving arithmetic.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Para conocer cuáles son las principales dificultades en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Química en la Escuela Secundaria, es necesario consultar literatura especializada y recopilar las publicaciones que las describen. Al abarcar veinte años en la búsqueda y limitar la investigación a descriptores específicos, se crea una revisión sistemática. De la extracción y selección de publicaciones, mediante la inclusión y exclusión de trabajos, según los criterios establecidos, se obtuvo sesenta y seis publicaciones. A la lectura de los textos se les aplicó análisis de contenido, los cuales fueron organizados por categorías. Los resultados demostraron que la mayoría de las dificultades destacadas se deben a clases descontextualizadas, falta de clases experimentales, fragmentación de la disciplina, metodologías antiguas y tradicionales, que aún utilizan sólo tizas y pizarras, y transmiten los contenidos esperando que el estudiante actúe como un tipo. de destinatario de este contenido, además de otros problemas específicos relacionados con el contenido programático, principalmente relacionados con cálculos que involucran aritmética.
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