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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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LITERACIA EM SAÚDE: IMPLICAÇÕES NA LINHA DO CUIDADO NA COVID DE LONGA DURAÇÃO NA PERSPECTIVA TRANSVERSAL DOS 3I'S
COVID-19
Interdisciplinaridade
Integralidade
Intersetoralidade
Mello, Priscila Gomes de | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Covid-19 pós-aguda é considerada um quadro em que a persistência de sintomas ou desenvolvimento de sequelas que ultrapassam três ou quatro semanas a partir do início dos sintomas agudos. A Literacia em Saúde (LS) pode ser definida como características pessoais e sociais que dispõem de recursos necessários para indivíduos e comunidades acessarem, entenderem, avaliarem e usarem informações e serviços para tomar decisões sobre saúde, segundo a OMS. Dentro da perspectiva dos 3I’s (Integralidade, Interdisciplinaridade e Intersetorialidade), a LS pode ser considerada uma das condições que podem influenciar de forma positiva para a melhoria das condições de saúde, e principalmente, contribuir para a linha do cuidado pós-Covid-19. O objetivo deste estudo foi descrever as principais contribuições e perspectivas da Literacia em Saúde para a linha do cuidado em saúde sobre as comorbidades pós-Covid-19 ressaltando a importância da inserção da presente temática de forma indissociável da integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Este estudo qualitativo e exploratório foi realizado através de uma revisão bibliográfica com uma abordagem considerando a saúde como um direito social e visando discutir o assunto em questão: Literacia em saúde em pacientes com sequelas da Covid-19 considerando os aspectos da integralidade, interdisciplinariedade e intersetoralidade. Para isso, foram selecionados artigos científicos indexados nas bases de dados: Embase, Web of Science, Scopus e Pubmed tendo como critérios de inclusão: artigos publicados em idioma inglês, com período de tempo entre março de 2020 e outubro de 2022. Para a busca dos artigos foram utilizados descritores nos idiomas inglês e português. Foram encontrados no total de 76 artigos que abordaram a Literacia em Saúde, Covid-19 e interdisciplinaridade nas seguintes bases de dados: Scielo, Scopus, Pubmed, Embase e Web of Science. Com a análise dos critérios de exclusão foram selecionados 6 artigos que tratavam da LS e Interdisciplinaridade e 6 artigos que relataram a LS e Intersetoralidade no cenário da pandemia. Em conclusão, a complexidade deste problema de saúde pública e a implementação de uma linha de cuidado através de uma política de saúde devem considerar a integralidade, interdisciplinaridade e intersetoralidade como os eixos transversais, assim como a agregação com a melhoria da LS da população mundial e brasileira.
Abstract
Post-acute Covid-19 is considered a condition in which the persistence of symptoms or the development of sequelae that exceed three or four weeks from the onset of acute symptoms. Health Literacy (HL) can be defined as personal and social characteristics that prescribe the necessary resources for individuals and communities to access, understand, evaluate and use information and services to make decisions about health, according to WHO. SL can be considered one of the conditions that can positively influence the improvement of health conditions, and mainly, contribute to the line of post-Covid-19 care. The objective of this study was to describe the main contributions and perspectives of Health Literacy for the line of health care on post-Covid-19 comorbidities, emphasizing the importance of inserting this theme in an inseparable way from integrality, interdisciplinarity and intersectoriality. This qualitative and exploratory study was carried out through a bibliographical review with an approach considering health as a social right and seeking to discuss the subject in question: Health literacy in patients with sequelae of Covid-19 considering the aspects of comprehensiveness, interdisciplinarity and intersectionality. For this, scientific articles indexed in the databases: Embase, Web of Science, Scopus and Pubmed were selected, having as inclusion criteria: articles published in English, with a period of time between March 2020 and October 2022. For the search of articles, descriptors in English and Portuguese were used. A total of 76 articles were found that address Health Literacy, Covid-19 and interdisciplinarity in the following databases: Scielo, Scopus, Pubmed, Embase and Web of Science. With the analysis of the exclusion criteria, 6 articles that dealt with SL and Interdisciplinarity and 6 articles that informed SL and Intersectoriality in the context of the pandemic were selected. In conclusion, the complexity of this public health problem and the implementation of a line of care through a health policy must consider integrality, interdisciplinarity and intersectoriality as the transversal axes, as well as the aggregation with the improvement of SL of the world and Brazilian population.
Keywords in Portuguese
Literacia em SaúdeCOVID-19
Interdisciplinaridade
Integralidade
Intersetoralidade
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