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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65005
ARTES PLÁSTICAS, SAÚDE COLETIVA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UTOPIAS, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM DIÁLOGO COM A INICIATIVA POPULAR PROVIDÊNCIA AGROECOLÓGICA NA FAVELA
Ciência nas Artes
Agroecologia
Agricultura Urbana
Favela
Morro da Providência
Agricultura Urbana
Favelas
Conhecimento
Terapia Ocupacional
Trabalhadores Rurais
Knowledge
Science in the Arts
Agroecology
Urban Agriculture
Soares, Lorena Portela | Date Issued:
2024
Alternative title
Visual Arts, Public Health, and Social Transformation: a learning process for the construction of utopias, knowledge, and practices in dialogue with the popular initiative Providência Agroecológica in the favelaAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese busca investigar contribuições e limites das artes plásticas como elemento articulador de metodologias e conceitos de apoio aos diálogos envolvendo o meio acadêmico e grupos populares, na convergência em torno de uma agenda comum de compromisso com lutas sociais emancipatórias. Foi elaborada a partir do interesse sobre formas possíveis de o campo da saúde responder ao desafio de produzir conhecimentos que favoreçam a vida digna e com saúde do conjunto da população. O delineamento teórico-metodológico encontrou inspiração nas propostas da Educação Popular, das metodologias sensíveis e co-labor-ativas e na noção de construção compartilhada do conhecimento. Foram contextualizados antecedentes da educação sanitária e sua relação com a população da favela; antecedentes dos lugares da arte em diferentes áreas da saúde e em movimentos sociais (Movimento Agroecológico e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); e discutida a constituição da ciência moderna sob bases colonial/racista/patriarcal. Metodologias com artes plásticas foram desenvolvidas no contexto da Providência Agroecológica, organização do Morro da Providência, Rio de Janeiro (RJ), uma experiência de agricultura urbana de favela liderada por mulheres. As análises possibilitaram construir um olhar para as práticas teórico-metodológicas com artes plásticas na perspectiva da justiça cognitiva e da promoção emancipatória da saúde. Possibilitaram identificá-las como tecnologia social relacional que integra cuidado e emancipação nos processos coletivos, potencialmente fortalecedora de vínculos; como produtora de deslocamentos dos lugares sociais na constituição de sentidos de pertencimento e de identidades; e como caminho de construção colaborativa de conhecimentos e de práticas e de alargamento dos horizontes epistemológicos da Saúde Coletiva.
Abstract
This thesis seeks to investigate the contributions and limits of visual arts as an articulating element of methodologies and concepts supporting dialogues involving the academic sphere and popular groups, converging around a common agenda committed to emancipatory social struggles. It was developed from an interest in possible ways for the health field to respond to the challenge of generating knowledge that promotes dignified living and health for the entire population. The theoretical-methodological framework found inspiration from Popular Education proposals, of the “sensitive and collaborative methodologies”, and from the “shared construction of knowledge” notion. Antecedents of health education and its relationship with the favela population were contextualized as well as antecedents of the art places in various health areas and in social movements (Agroecological Movements and Rural Landless Workers Movement), and the constitution of modern science on colonial/racist/patriarchal bases was discussed. Methodologies involving visual arts were developed within the context of Providência Agroecológica, an organization in Morro da Providência, Rio de Janeiro (RJ), an urban agriculture experience led by women in a favela. The analyses allowed the construction of a perspective on theoretical-methodological practices with visual arts in terms of cognitive justice and emancipatory health promotion. They identified these practices as a relational social technology that integrates care and emancipation in collective processes, potentially strengthening bonds; as a producer of shifts in social positions in the formation of senses of belonging and identities; and as a path of collaborative knowledge construction and practices and to broadening of Collective Health epistemological horizons.
Keywords in Portuguese
ConhecimentoCiência nas Artes
Agroecologia
Agricultura Urbana
Favela
Morro da Providência
DeCS
Ciência nas ArtesAgricultura Urbana
Favelas
Conhecimento
Terapia Ocupacional
Trabalhadores Rurais
Knowledge
Science in the Arts
Agroecology
Urban Agriculture
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