Advisor | Jacobina, Olga Maria Pimentel | |
Author | Carvalho, Ana Lamdin | |
Access date | 2024-07-24T21:42:41Z | |
Available date | 2024-07-24T21:42:41Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | CARVALHO, Ana Lamdin. Relato de experiência sobre o coletivo de Jean Oury em um centro de atenção psicossocial infantil. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas)—Escola de Governo Fiocruz Brasília, Gerência Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, 2024. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65156 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo teve como objetivo realizar uma análise crítica e reflexiva da vivência de uma
residente de um programa de saúde mental, álcool e outras drogas em coletivos de um CAPSi
de uma grande metrópole, a fim de analisar recursos utilizados na instituição para reabilitação
psicossocial com crianças e adolescentes. O método utilizado para análise foi o
desenvolvimento de um relato de experiência, de caráter descritivo com abordagem qualitativa,
buscando a construção de uma análise crítica e reflexiva tendo como referência os Coletivos
concebidos por Jean Oury em 1985. O protocolo da revisão de escopo foi utilizado como
referência para a busca de referencial teórico guiada à luz da questão “como as ferramentas, o
coletivo de Jean Oury, o brincar e a presença dos familiares podem contribuir para o
acompanhamento de crianças e adolescentes em Centros de Atenção Psicossocial Infantil?”.
Como resultado, emergiram as seguintes categorias teóricas: o coletivo de Jean Oury na
atualidade; o brincar como ferramenta de intervenção e acompanhamento em saúde mental e;
familiares em atividades conjuntas com crianças e adolescentes. Em síntese, o coletivo se
mostrou como um recurso de intervenção para atividades grupais com crianças e adolescentes
em seu processo de reabilitação psicossocial. Usar o coletivo como técnica para compreender
as singularidades dos usuários, através de sistemas aleatórios, se mostra uma empreitada
ambiciosa, mas com recursos facilitadores como o brincar e a inclusão dos responsáveis no
processo terapêutico, e com profissionais munidos de um bom arcabouço teórico, se torna
possível alcançar os resultados desejados. | en_US |
Sponsorship | O presente trabalho foi realizado com apoio de Ministério da Saúde (MS) - Código de
Financiamento 001. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Criança | en_US |
Subject in Portuguese | Adolescente | en_US |
Subject in Portuguese | Serviços de saúde mental | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde mental | en_US |
Title | Relato de experiência sobre o coletivo de Jean Oury em um centro de atenção psicossocial infantil | en_US |
Type | TCC | en_US |
Defense date | 2024-02-05 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | |
Place of Defense | Brasília/DF | |
Program | Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas | en_US |
Abstract | This study aimed to carry out a critical and reflective analysis of the experience of a resident of
a mental health program, alcohol and other drugs in collectives in a CAPSi in a large metropolis,
in order to analyze resources used in the institution for psychosocial rehabilitation with children
and teenagers. The method used for analysis was the development of an experience report, of a
descriptive nature with a qualitative approach, seeking to construct a critical and reflective
analysis using as a reference the Collectives conceived by Jean Oury in 1985. The scope review
protocol was used as a reference for the search for a theoretical framework guided in light of
the question “how can tools, Jean Oury’s collective, play and the presence of family members
contribute to the monitoring of children and adolescents in Child Psychosocial Care Centers?”.
As a result, the following theoretical categories emerged: Jean Oury's collective today; playing
as a tool for intervention and monitoring in mental health and; families in joint activities with
children and adolescents. In summary, the collective proved to be an intervention resource for
group activities with children and adolescents in their psychosocial rehabilitation process.
Using the collective as a technique to understand the singularities of users, through random
systems, proves to be an ambitious undertaking, but with facilitating resources such as play and
the inclusion of those responsible in the therapeutic process, and with professionals equipped
with a good theoretical framework, if makes it possible to achieve the desired results. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Subject | Child | en_US |
Subject | Adolescent | en_US |
Subject | Mental health services | en_US |
Subject | Mental health | en_US |
Member of the board | Figueiredo, Karina Aparecida | |
Member of the board | Silva, Gabriela Lopes da | |
Member of the board | Jacobina, Olga Maria Pimentel | |
DeCS | Serviços de Saúde Mental | en_US |
DeCS | Criança | en_US |
DeCS | Adolescente | en_US |
DeCS | Reabilitação psiquiátrica | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |