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Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza05 Igualdade de gênero
10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
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CARTOGRAFIAS DO ENVELHECIMENTO EM CONTEXTO RURAL: NOTAS SOBRE RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE E ESCOLARIDADE
População Rural
Identidade de Gênero
Grupos Raciais
Vulnerabilidade Social
Desigualdades Étnicas
Desigualdade Social
Alternative title
Cartographies of aging in the rural context: race/ ethnicity, gender, schooling and social classAffilliation
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Sociologia. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Oxford. Instituto de Envelhecimento Populacional. Oxford, Inglaterra, Reino Unido.
Universidade Oxford. Instituto de Envelhecimento Populacional. Oxford, Inglaterra, Reino Unido.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as condições sociais gerais referentes à raça/etnia, gênero, classe e escolaridade, numa amostra de 500 sujeitos (n = 250 homens; n = 250 mulheres), com 60 anos e mais, usuários do Sistema Único de Saúde e residentes na zona rural de uma cidade de porte médio, no interior do estado de São Paulo, Brasil, 2015-2016. O desenho é de natureza mista, agrupando técnicas quantitativas e qualitativas, a fim de descrever e analisar interseccionalmente as categorias selecionadas. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, com questões fechadas, sobre aspectos sociodemográficos. Com auxílio do software IBM-SPSS (versão 20.0), foi produzido um banco de dados com informações descritivas e específicas. Os resultados obtidos corroboram desigualdades em termos de gênero e raça/etnia, ao passo que as mulheres autodeclaradas pretas são mais vulneráveis do ponto de vista econômico e de escolaridade, em relação às mulheres autodeclaradas brancas e aos homens autodeclarados brancos ou pretos na mesma faixa-etária. Os dados permitem, por fim, contrapor a tese de que a Constituição de 1988 e suas políticas adjacentes teriam provocado um corte nas desigualdades em termos geracionais.
Abstract
The present article has the goal of describing
and analyzing the general social conditions regarding race/ethnicity, gender, social class and schooling
among a sample of 500 subjects (n = 250 men; n =
250 women), aged 60 years or older, who are users of
the Unified Health System (Sistema Único de Saúde,
SUS, in the Portuguese acronym) and live in the rural
area of a medium-sized municipality in the state of São
Paulo, Brazil, between 2015 and 2016. The design of
the study is of a mixed nature, combining quantitative
and qualitative techniques in order to describe and
analyze the selected categories intersectionally. The
data was collected using a structured questionnaire
with closed questions regarding sociodemographic
aspects. With the aid of the software IBM-SPSS (version 20.0), we produced a databank with descriptive
and specific information. The obtained results confirm
inequalities regarding gender and race/ethnicity, and
the women who self-reported as being black are more
vulnerable in terms of finances and schooling than
the women who self-reported as being white and the
men who self-reported as being white or black in the
same age group. Lastly, the data enable us to counter
the thesis that the 1988 Constitution and its adjacent
policies would have provoked an interruption in the
inequalities in generational terms.
DeCS
EnvelhecimentoPopulação Rural
Identidade de Gênero
Grupos Raciais
Vulnerabilidade Social
Desigualdades Étnicas
Desigualdade Social
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