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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65179
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Formação de agentes comunitários de saúde
Aprendizagem de adultos
Cognição inventiva
Community health worker training
Adult learning
Inventive cognition
Agentes Comunitários de Saúde
Aprendizagem
Adulto
Cognição
Alternative title
Learning processes of adults in professional training in healthAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Atenção e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Atenção e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Atenção e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo tem por objetivo problematizar os processos de aprendizagem de adultos trabalhadores na educação profissional em saúde. Considerando-se que a formação do trabalhador da saúde deve ampliar o horizonte dos alunos para além da biomedicina, tomam-se como referência os estudos de Kastrup sobre cognição inventiva. Estes estudos nos ajudam a pensar uma formação distinta daquela centrada em conteúdos e técnicas. A pesquisa foi desenvolvida com base em análise de documentos produzidos por alunos e professores do Curso de Técnico de Agente Comunitário de Saúde no Rio de Janeiro em 2017. Também são analisadas entrevistas com alunos. As análises mostraram como diferentes estratégias pedagógicas favoreceram a formação de sujeitos-trabalhadores sensíveis e comprometidos com a construção de práticas de saúde que não se constituem apenas no saber biomédico. Percebeu-se que o trabalho realizado possibilitou que os alunos problematizassem as relações entre educação, cultura e saúde, e, com isso, colocassem em questão suas práticas de saúde já naturalizadas. Estas experiências criaram a possibilidade de os alunos ‘não serem mais os mesmos’ e se fortalecerem na construção de um Sistema Único de Saúde e uma sociedade diversos.
Abstract
The present study has the goal of questio ning the learning processes of adult workers in profes sional training in health. Considering that the training
of health workers should expand the horizons of the
students beyond biomedicine, we take as reference
the studies by Kastrup on inventive cognition. These
studies help us conceive a training that is different
from the training focused on content and techniques.
The research was developed based on an analysis of
documents written by students and teachers of the
Community Health Worker Technical Course in Rio
de Janeiro, Brazil, in 2017. The interviews performed
with the students were also analyzed. The analyses
show how different pedagogical strategies favor the
training of individuals-workers who are sensible of and
engaged with the development of health practices that
are not only established within biomedical knowledge.
We noticed that the work performed made it possible
for the students to question the relationships among
education, culture and health, and, therefore, ques tion their already ingrained health practices. These
experiences opened the possibility for the students “to
no longer be who they were” and strengthen them selves in the development of a diverse Unified Health
System (Sistema Único de Saúde, in Portuguese) and
a diverse society.
Keywords in Portuguese
Educação profissional em saúdeFormação de agentes comunitários de saúde
Aprendizagem de adultos
Cognição inventiva
Keywords
Professional training in healthCommunity health worker training
Adult learning
Inventive cognition
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaAgentes Comunitários de Saúde
Aprendizagem
Adulto
Cognição
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