Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65187
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PROFESSORES E MUSEUS: O QUE MUDOU NA PANDEMIA?
Museus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
Professores Escolares
Intervenção Baseada em Internet
Ramos, Amanda Anchieta do Carmo | Date Issued:
2023
Alternative title
Teachers and museums: what has changed in the pandemic?Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os museus e centros de ciência são importantes atores na divulgação da ciência e na promoção da cultura para toda a sociedade. Dentre as atividades que esses espaços oferecem, podem ser encontradas ações de Divulgação Científica para professores da Educação Básica. Essas iniciativas contribuem com a formação dos docentes, além de serem promissoras para a popularização dos espaços. Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os museus e centros de ciência tiveram que repensar a dinâmica de trabalho e sua relação com o público, para que pudessem dar continuidade às suas atividades. Face a essa mudança de paradigma, novas formas de trabalho surgiram ao longo desse período. É nesse contexto que se insere essa pesquisa, que investigou a relação professor-museu durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa envolveu a identificação e a seleção de cinco museus no Brasil que realizaram ações virtuais direcionadas a professores da Educação Básica, durante esse período, seguida da identificação, em cada museu, de educadores museais e de até cinco professores que participaram das atividades, para colaborar com esta investigação. Os educadores museais responderam a um questionário que ajudou na compreensão do planejamento e da execução da atividade proposta. Para os professores, outro questionário foi disponibilizado buscando identificá-los e captar as primeiras impressões a respeito das ações virtuais das quais participaram. Na sequência, entrevistamos um docente de cada museu acerca da atividade que ele participou e sua relação com o museu. Os dados gerados pelos questionários e entrevista, foram explorados e analisados separadamente, fazendo uso da técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin Isso permitiu vermos com clareza as ideias centrais que emergiram de cada grupo, identificar similaridades e divergências no planejamento e na realização das atividades sob a ótica dos educadores museais, e nas expectativas criadas e experiências vivenciadas pelos professores. Como resultados desta investigação, as ações virtuais foram importantes meios para os museus dialogarem com os professores. Elas oportunizaram o alcance de professores que não tinham o costume de visitar esses espaços e contribuíram no exercício de sua profissão. Além disso, elas revelaram o compromisso de seus educadores museais em dar continuidade às atividades, mesmo com as limitações de colaboradores e de infraestrutura como, também, as fragilidades que elas despertam. Alguns professores entrevistados, vivenciaram pela primeira vez experiência on-line com museus. Observamos que a curiosidade e a possibilidade de abordarem futuramente os temas com seus alunos, ou até mesmo replicarem as atividades foram fatores importantes para os docentes participarem delas. Para a maior parte deles, os temas relacionavam-se com suas áreas e todos aplicaram com seus alunos em sala de aula, mesmo que adaptados. Espera-se que esta pesquisa traga contribuições para embasar atividades futuras online nos museus e centros de ciência, bem como enriqueça a literatura da área
Abstract
Museums and science centers are important players in communication science and promoting culture throughout society. Among the activities offered by these spaces, Science Communication actions for Basic Education teachers can be found. These initiatives contribute to the training of teachers, in addition to being promising for the popularization of spaces. With the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic, museums and science centers had to rethink their work dynamics and their relationship with the public, so that they could continue their activities. Faced with this paradigm shift, new forms of work emerged throughout this period. It is in this context that this research is inserted, which investigated the teacher-museum relationship during the Covid-19 pandemic. The research involved the identification and selection of five museums in Brazil that carried out virtual actions aimed at Basic Education teachers during this period, followed by the identification, in each museum, of museum educators and up to five teachers who participated in the activities, to collaborate with this investigation. Museum educators answered a questionnaire that helped them understand the planning and execution of the proposed activity. For teachers, another questionnaire was made available in order to identify them and capture their first impressions regarding the virtual actions in which they participated. Next, we interviewed a professor from each museum about the activity he participated in and his relationship with the museum. The data generated by the questionnaires and interviews were explored and analyzed separately, using Laurence Bardin's Content Analysis technique. This allowed us to clearly see the central ideas that emerged from each group, to identify similarities and differences in the planning and carrying out of activities from the perspective of museum educators, and in the expectations created and experiences lived by the teachers As a result of this investigation, virtual actions were important means for museums to dialogue with teachers. They provided opportunities for teachers who were not used to visiting these spaces and contributed to the exercise of their profession. In addition, they revealed the commitment of their museum educators to continue the activities, even with the limitations of collaborators and infrastructure, as well as the weaknesses that they awaken. Some professors interviewed experienced museums online for the first time. We observed that curiosity and the possibility of approaching the themes with their students in the future, or even replicating the activities, were important factors for teachers to participate in them. For most of them, the themes were related to their areas and all of them applied them with their students in the classroom, even if they were adapted. It is hoped that this research will contribute to support future online activities in museums and science centers, as well as enrich the literature in the area
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaMuseus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
Professores Escolares
Intervenção Baseada em Internet
Share