Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65193
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)
Duffrayer, Karoline Moreira | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo de natureza quantitativa, feito a partir de dados secundários disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)/DATASUS, tendo como objetivo descrever as informações sobre violência contra as mulheres, no período de 2016 a 2021, em relação ao perfil das vítimas, tipo de violência e perfil do agressor. Além da análise de notificações, segundo faixa etária no período de 2016 a 2021, o perfil sociodemográfico foi estabelecido por meio de frequências absolutas e relativas para o ano de 2019. A série histórica revelou um maior número de notificações de mulheres na faixa etária adulta. O perfil das mulheres que sofreram violência no ano de 2019 revelou uma predominância de pardas, com ensino médio completo, heterossexuais e solteiras. A principal violência relatada na infância foi a negligência, e a física nos demais ciclos de vida. Em relação ao autor da violência, pessoas do sexo masculino foram os mais relatados. O local de residência foi o principal local onde as mulheres sofreram a violência.
Share