Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65212
PROJOVEM URBANO: A PRECARIZAÇÃO MASCARADA SOB O SIGNO DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO SIMPLES
Projovem Urbano
Qualificação profissional
Formação inicial
Política educacional
Projovem Urbano
Professional qualification
Initial formation
Educational policy
Gaspar, Leandro | Date Issued:
2019
Alternative title
Projovem urbano: the massed precarization under the sign of initial training for simple workAuthor
Affilliation
Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A primeira década do século XXI é particularmente importante para a educação brasileira por registrar o crescimento das políticas de governo direcionadas aos jovens e adultos trabalhadores. Especificamente, após a criação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (2005), a relação entre as políticas de governo e a educação profissional tornam-se parte da promessa integradora da educação hegemônica para a redução das desigualdades sociais. Nessa direção, o Projovem Urbano passa a instituir, em suas práticas pedagógicas, a formação inicial em um arco de ocupações para que os trabalhadores consigam responder às demandas da reestruturação produtiva, reduzindo, assim, a crise do desemprego. O objetivo deste estudo foi apreender a realidade concreta sobre a formação inicial para o trabalho, com base em um quadro categorial, composto por algumas experiências do Projovem Urbano. O resultado da pesquisa aponta na direção de que o signo da formação inicial tem servido para mascarar a precarização da qualificação profissional para o trabalho simples.
Abstract
The first decade of the 21st century is particularly important for Brazilian education because it
records the growth of the government policies aimed at
youth and adult workers. Specifically, after the creation
of the National Youth Inclusion Program (2005), the
relationship between government policies and professional education becomes part of the integrative promise
of hegemonic education to reduce social inequalities.
In this direction, Projovem Urbano establishes, in its
pedagogical practices, the initial training in an arc of
occupations so that workers can respond to the demands
of productive restructuring, thus reducing the unemployment crisis. Therefore, the objective of the present
study consisted in apprehending the concrete reality
about the initial training for work, from a categorial
frame, composed by some experiences of the Projovem
Urbano program. The result of the research points in
the direction that the guise of the initial training has
served to mask the precariousness of the professional
qualification for the simple work.
Keywords in Portuguese
Educação de jovens e adultosProjovem Urbano
Qualificação profissional
Formação inicial
Política educacional
Keywords
Youth and adult educationProjovem Urbano
Professional qualification
Initial formation
Educational policy
Share