Author | Noro, Luiz Roberto Augusto | |
Author | Moya, José Luis Medina | |
Access date | 2024-08-02T03:51:25Z | |
Available date | 2024-08-02T03:51:25Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | NORO , Luiz Roberto Augusto; MOYA, José Luis Medina. Condições sociais, escolarização e hábitos de estudo no desempenho acadêmico de concluintes da área da saúde social. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 1-18, 2019. | |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65232 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | |
Abstract in Portuguese | Vários fatores contribuem para a dificuldade no acesso e permanência na Educação Superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a diferença dedesempenho dos estudantes por condições socioeconômicas, escolarização e hábitos de estudo. Foi realizado estudo transversal analítico com base nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, em amostra de 196.856 alunos dos cursos de saúde em 2013. A nítida barreira que estudantes de classes sociais menos favorecidas apresentam para ingresso e permanência na Educação Superior requer uma permanente busca de maior justiça social. Enquanto se mantiver a atual situação, é papel do governo proporcionar estratégias que viabilizem o acesso à Educação Superior por meio de políticas afirmativas e recursos para viabilizar que pessoas com piores condições socioeconômicas possam investir em sua formação. A bolsa-permanência apresentou-se como essencial na busca da equidade, assim como a bolsa acadêmica permitiu melhor desempenho, em especial, pelo maior vínculo com a Instituição de Educação Superior. | |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação superior | |
Subject in Portuguese | Condições socioeconômicas | |
Subject in Portuguese | Escolarização | |
Subject in Portuguese | Hábitos de estudo | |
Subject in Portuguese | Equidade | |
Title | Condições sociais, escolarização e hábitos de estudo no desempenho acadêmico de concluintes da área da saúde social | |
Alternative title | Social conditions, schooling and study habits in the academic performance of finalists in the field of health | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00210 | |
Abstract | Many factors contribute to the difficulty in
accessing and remaining in Higher Education in Brazil.
The objective of the present study was to identify the
difference in the performance of the students due to
socioeconomic conditions, schooling and study habits.
We conducted an analytical cross-sectional study based
on the data of the National Student Performance Exam
(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, in
Portuguese), with a sample of 196,856 students from
health courses in 2013. The clear obstacle faced by
the students from underprivileged social classes to
their admission and permanence in Higher Education
requires a constant struggle for greater social justice.
While the current situation remains unchanged, it is
the role of the government to provide strategies to
make viable the access to Higher Education through
affirmative policies and resources to make it possible
for the underprivileged to invest in their education.
The permanence scholarship presented itself as crucial in the struggle for equity, and it enabled a better
performance on the part of the students, especially
due to their stronger ties with the Higher Education
Institution. | en |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. | |
Affilliation | Universidade de Barcelona. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Organização Educacional. Barcelona, Espanha. | |
Subject | Higher education | en |
Subject | Socioeconomic conditions | en |
Subject | Schooling | en |
Subject | Study habits | en |
Subject | Equity | en |
DeCS | Universidades | |
DeCS | Classe Social | |
DeCS | Escolaridade | |
DeCS | Hábitos | |
DeCS | Equidade | |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |