Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65232
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
Collections
Metadata
Show full item record
CONDIÇÕES SOCIAIS, ESCOLARIZAÇÃO E HÁBITOS DE ESTUDO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE CONCLUINTES DA ÁREA DA SAÚDE SOCIAL
Condições socioeconômicas
Escolarização
Hábitos de estudo
Equidade
Alternative title
Social conditions, schooling and study habits in the academic performance of finalists in the field of healthAffilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
Universidade de Barcelona. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Organização Educacional. Barcelona, Espanha.
Universidade de Barcelona. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Organização Educacional. Barcelona, Espanha.
Abstract in Portuguese
Vários fatores contribuem para a dificuldade no acesso e permanência na Educação Superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a diferença dedesempenho dos estudantes por condições socioeconômicas, escolarização e hábitos de estudo. Foi realizado estudo transversal analítico com base nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, em amostra de 196.856 alunos dos cursos de saúde em 2013. A nítida barreira que estudantes de classes sociais menos favorecidas apresentam para ingresso e permanência na Educação Superior requer uma permanente busca de maior justiça social. Enquanto se mantiver a atual situação, é papel do governo proporcionar estratégias que viabilizem o acesso à Educação Superior por meio de políticas afirmativas e recursos para viabilizar que pessoas com piores condições socioeconômicas possam investir em sua formação. A bolsa-permanência apresentou-se como essencial na busca da equidade, assim como a bolsa acadêmica permitiu melhor desempenho, em especial, pelo maior vínculo com a Instituição de Educação Superior.
Abstract
Many factors contribute to the difficulty in
accessing and remaining in Higher Education in Brazil.
The objective of the present study was to identify the
difference in the performance of the students due to
socioeconomic conditions, schooling and study habits.
We conducted an analytical cross-sectional study based
on the data of the National Student Performance Exam
(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, in
Portuguese), with a sample of 196,856 students from
health courses in 2013. The clear obstacle faced by
the students from underprivileged social classes to
their admission and permanence in Higher Education
requires a constant struggle for greater social justice.
While the current situation remains unchanged, it is
the role of the government to provide strategies to
make viable the access to Higher Education through
affirmative policies and resources to make it possible
for the underprivileged to invest in their education.
The permanence scholarship presented itself as crucial in the struggle for equity, and it enabled a better
performance on the part of the students, especially
due to their stronger ties with the Higher Education
Institution.
Keywords in Portuguese
Educação superiorCondições socioeconômicas
Escolarização
Hábitos de estudo
Equidade
Share