Author | Silva, Maria Patrícia | |
Author | Paraíso, Marlucy Alves | |
Access date | 2024-08-08T03:19:59Z | |
Available date | 2024-08-08T03:19:59Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Maria Patrícia; PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo na integração ensino-serviço do programa mais médicos e possíveis efeitos culturais. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 1-18, 2019. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65288 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O estudo teve como objetivo identificar mudanças em curso na formação de profissionais da medicina desencadeadas pelas demandas do Programa Mais Médicos. As discussões foram guiadas de acordo com formulações dos estudos culturais no campo do currículo. Analisaram-se artigos e relatórios de pesquisa sobre efeitos que conectam trabalho, aprendizado e mudanças nas práticas de médicos inseridos no Programa. O contexto de fortalecimento e construção do Sistema Único de Saúde, algumas reformas e agendas políticas que alcançam o currículo formal e, recentemente, a implementação do Programa Mais Médicos propriamente dito, são ações identificadas como possibilidades criadas e como espaços onde acontecem novas práticas no interior de uma cultura profissional ainda biomédica/flexneriana. Os resultados confirmaram micromudanças no Programas Mais Médicos que são tratadas como efeitos culturais, postas em prática na integração ensino-serviço, em que se verifica a aproximação de um trabalho mais humanizado. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Programa Mais Médicos | en_US |
Subject in Portuguese | Educação e saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Subject in Portuguese | Estudos culturais | en_US |
Title | Um currículo na integração ensino-serviço do programa mais médicos e possíveis efeitos culturais | en_US |
Alternative title | A syllabus in the teaching-service integration of the more doctors program and possible cultural effects | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00224 | |
Abstract | The study had the goal of identifying current changes in the training of medicine professionals that have been brought about by the demands of the More Doctors Program (‘Programa Mais Médicos,’ in Portuguese) in Brazil. The discussions were guided by formulations of the cultural studies in the field of the syllabus. We analyzed articles and research reports on the effects that connect work, learning and changes in the practices of the doctors who integrate the Program. The context of strengthening and development of the Unified Health System (‘Sistema Único de Saúde,’ in Portuguese), certain reforms and political agendas that affect the formal syllabus, and, recently, the implementation of the More Doctors Program itself, are actions that are identified as possibilities created and as spaces where new practices take place within a professional culture that is still biomedical/flexnerian. The results confirmed micro changes in the More Doctors Program that are treated as cultural effects and put into practice in the teaching-service integration, in which the approach of a more humanized work is observed. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade de Ibirité. Departamento de Educação e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Subject | More Doctors Program | en_US |
Subject | Education and health | en_US |
Subject | Syllabus | en_US |
Subject | Cultural studies | en_US |
DeCS | Consórcios de Saúde | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Características Culturais | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |