Author | Paula, Wagner Eduardo Estácio de | |
Author | Lima, Rita de Cássia Gabrielli Souza | |
Access date | 2024-08-09T02:53:42Z | |
Available date | 2024-08-09T02:53:42Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | PAULA, Wagner Eduardo Estácio de; LIMA, Rita de Cássia Gabrielli Souza. Docência na educação infantil: neoliberalismo, desumanização e adoecimento na república inacabada brasileira. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 1-20, 2020. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65301 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A pesquisa que deu origem a este artigo situa-se no contexto da categoria teorética ‘repúblicas inacabadas.’ Teve como objetivo analisar a percepção de professores(as) de uma unidade escolar de educação infantil de um município catarinense, sobre a produção de dignidade pelo trabalho e foi realizada no segundo semestre de 2018. A coleta de dados se deu por meio de três instrumentos: entrevistas individuais, grupos focais e diários de campo. Os dados indicaram a solidão na interface entre docência na educação infantil, neoliberalismo e dignidade pelo eco das vozes dos professores que anunciam a destituição de sua produção de dignidade pelo trabalho, o que afeta direta e negativamente sua condição de saúde. Apontam-se condições para o estabelecimento dessa condição desumanizante e propõem-se o reconhecimento e o estímulo ao trabalho coletivo como ferramentas de transformação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Profissão docente | en_US |
Subject in Portuguese | Educação infantil | en_US |
Subject in Portuguese | Neoliberalismo | en_US |
Subject in Portuguese | Dignidade | en_US |
Title | Docência na educação infantil: neoliberalismo, desumanização e adoecimento na república inacabada brasileira | en_US |
Alternative title | Teaching in pre-school education: neoliberalism, dehumanization and illness in the unfinished brazilian republic | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00230 | |
Abstract | The research that originated the present article is related to the context of the theoretical category of ‘unfinished republics.’ It had the goal of analyzing the perception of the teachers of a pre-school education unit of a municipality in the state of Santa Catarina, Brazil, regarding the production of dignity through work, and was performed in the second semester of 2018. The data was collected using three instruments: individual interviews, focus groups and field journals. The data indicate the loneliness in the interface among teaching in pre-school education, neoliberalism and dignity through the echo of the voices of the teachers who announced the dismissal of their production of dignity through work, which affects directly and negatively their health condition. We indicate the conditions for the establishment of this dehumanizing situation and propose the recognition and stimulus to collective work as tools for transformation. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Teaching profession | en_US |
Subject | Pre-school education | en_US |
Subject | Neoliberalism | en_US |
Subject | Dignity | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Educação Infantil | en_US |
DeCS | Política | en_US |
DeCS | Respeito | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |