Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65400
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Collections
Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO SUPORTE ÀS POLÍTICAS ANTIMANICOMIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA
La educación en derechos humanos como soporte a la política antimanicomial: historia y memoria
Luta antimanicomial
Formação de agentes de saúde
Saúde mental
Lucha antimanicomial
Formación de agentes de salud
Salud mental
Alternative title
Human rights education as a support for anti-asylum policies: history and memoryLa educación en derechos humanos como soporte a la política antimanicomial: historia y memoria
Affilliation
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências. Departamento de Psicologia. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências. Departamento de Psicologia. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências. Departamento de Psicologia. Bauru, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A política de saúde mental no Brasil se vê hoje ameaçada pelo retorno da lógica manicomial e isso constitui um risco aos usuários e familiares, pois o sujeito diagnosticado com transtorno mental deixa de usufruir plenos direitos. O objetivo deste ensaio é propor que o resgate da memória da barbárie manicomial seja parte fundamental de uma educação em direitos humanos; além disso, deveria estar presente na formação dos profissionais da área da saúde para fortalecer os movimentos sociais que dão legitimidade e força ao modelo antimanicomial. Parte-se de uma concepção crítica dos direitos humanos para argumentar que estes constituem a sedimentação histórica de lutas sociais em uma sociedade em conflito. A conclusão aponta que o usufruto do direito à saúde mental está intimamente relacionado à educação dos agentes de saúde, aos usuários e aos movimentos sociais.
Abstract
The mental health policy in Brazil is threatened by the return of asylum logic and this constitutes a risk to
users and family members, as the subject diagnosed with mental disorder no longer enjoys full rights. The
purpose of this essay is to propose that the rescue of the memory of asylum barbarism is a fundamental
part of human rights education; in addition, it should be present in the training of health professionals to
strengthen social movements that give legitimacy and strength to the anti-asylum model. It starts with
a critical conception of human rights to argue that they constitute the historical sedimentation of social
struggles in a society in conflict. The conclusion points out that the enjoyment of the right to mental
health is closely related to the education of health agents, users and social movements.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La política de la salud mental en Brasil se ve hoy amenazada por el retorno de la lógica manicomial, lo
que constituye un riesgo hacia los usuarios y sus familiares, pues el sujeto diagnosticado con trastorno
mental deja de usufructuar plenos derechos. El objetivo de este ensayo es proponer que el rescate de la
memoria de la barbarie manicomial sea parte fundamental de la educación en derechos humanos; además
de eso, debería estar presente en la formación de los profesionales del área de la salud para fortalecer los
movimientos sociales que le dan legitimidad y fuerza al modelo antimanicomial. Se parte de una concepción
crítica de los derechos humanos para argumentar que ellos constituyen la sedimentación histórica de
las luchas sociales en una sociedad en conflicto. La conclusión apunta que el usufructo del derecho a la
salud mental está íntimamente relacionado a la educación de los agentes de salud, a los usuarios y a los
movimientos sociales.
Keywords in Portuguese
Educação em direitos humanosLuta antimanicomial
Formação de agentes de saúde
Saúde mental
Keywords in Spanish
Educación en derechos humanosLucha antimanicomial
Formación de agentes de salud
Salud mental
Share