Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65410
DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
Educação profissionalizante
Enfermagem
Diálogo
Vulnerabilidade social
Aprendizagem
Educação Profissionalizante
Enfermagem
Vulnerabilidade Social
Alternative title
Dialogue and teaching-learning in technical training in healthAuthor
Affilliation
Universidade do Estado da Bahia. Campus I. Departamento de Ciências da Vida. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. PE, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo foi analisar o diálogo no agir-aprendente do educando e no agir-educativo das educadoras no movimento ensino-aprendizagem em um curso técnico de nível médio em enfermagem promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde, para comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, ancorado no referencial de Paulo Freire. Participaram doze educandos e cinco educadoras, com os dados coletados entre dezembro de 2014 e setembro de 2015 por meio de entrevista semiestruturada, observações registradas em diário de campo e análise documental. O diálogo no uso de metodologias inovadoras e problematizadoras proporcionou a construção e estreitamento de vínculos, contextualização do conteúdo teórico com base no território e na leitura de mundo dos educandos em busca de uma relação dialógica. O potencial formativo embasado no pensamento freireano orientou a reflexão e prática fundamentada no diálogo que contribuiu para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que o diálogo proporcionou uma relação de proximidade entre educadores e educandos, revelando-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica sensível e crítica que permeou e constituiu o movimento ensino-aprendizagem para educandos em contexto de vulnerabilidade social.
Abstract
This article aimed to analyze the learner’s acting-learning and the educating-acting of the
educators in the teaching-learning movement in an
Intermediate Level Technical Course in Nursing promoted by the School of Technical Formation in Health
of Brazilian Unified Healht System. The methodology
had a qualitative, exploratory, case study approach,
anchored in Paulo Freire’s framework. Twelve students
and five teachers participated in this study, with data
collected from December 2014 to September 2015 through
semi-structured interviews, observations recorded in a
field diary and document analysis. The use of innovative
and problematizing methodologies showed that the
dialogue provided the construction and strengthening
of bonds, contextualization of the theoretical content
based on the territory and the students’ reading of the
world in search of a dialogical relation. The formative
potential of Freire’s thinking guided reflection on practice
in dialogues, with a view to constituting emancipatory
educational processes. We conclude that the dialogue
provided a close relationship between educators and
learners, revealing itself as an idea/force, favoring the
sensitive and critical dynamics that permeated and
constituted the teaching-learning movement for students in a context of social vulnerability.
Keywords in Portuguese
Movimento ensino-aprendizagemEducação profissionalizante
Enfermagem
Diálogo
Vulnerabilidade social
DeCS
Educação em EnfermagemAprendizagem
Educação Profissionalizante
Enfermagem
Vulnerabilidade Social
Share