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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65414
NA FRONTEIRA DO MERCADO DE EMPREGO: JOVENS, TRABALHO E CIDADANIA
Marques, Ana Paula Pereira | Date Issued:
2020
Alternative title
At the borderline of the labour market: young people, work and citizenshipAuthor
Affilliation
Universidade do Minho. Departamento de Sociologia. Braga, Portugal.
Abstract in Portuguese
Os riscos de precarização e maior vulnerabilidade dos jovens às recentes políticas econômicas e financeiras restritivas em Portugal configuram transformações significativas nos seus percursos educativos e profissionais. As transições para o mercado de trabalho tornam-se incertas e subjetivas, comprometem a capacidade dos jovens de projetarem os seus futuros e oportunidades profissionais. Este artigo destaca os processos de diferenciação que instauram desigualdades sociais nos itinerários de transição profissional. Ao combinar uma metodologia que articula estatísticas oficiais e evidências empíricas de estudos, sustenta-se uma análise crítica das fragilidades do sistema educativo e do mercado de trabalho português no contexto da União Europeia. Dos principais resultados, destacam-se as fragilidades de inserção dos jovens, visíveis na maior incidência ao desemprego e a empregos precários e maior restrição no acesso à proteção de direitos sociais. Os (novos) riscos ampliam-se, acentuando a individualização nos processos de recrutamento e a inexistência de carreiras e planejamento do futuro profissional, o que contribui para um agravamento das desigualdades (inter)geracionais e sociais na relação com o trabalho e o emprego.
Abstract
The risks of precariousness and greater vulnerability of young people to the restrictive economic
and financial policies of the last years in Portugal are
significant changes in their educational and professional
pathways. Transitions to the job market become uncertain
and subjective, compromising young people’s ability
to project their future and career opportunities. This
article highlights the differentiation processes that create
visible social inequalities in the professional transition
itineraries. Combining a methodology that articulates
official statistics and empirical evidence from studies,
we carried out a critical analysis of the weaknesses of
the Portuguese education system and labor market in
the context of the European Union. Among the main
results, we highlight the weaknesses of youth insertion, visible in the higher incidence of unemployment,
precarious jobs and greater restriction in access to the
protection of social rights. The (new) risks increase,
emphasizing the individualization in the processes of
recruitment and lack of careers and planning of the
professional future, which contributes to an aggravation of (inter) generational and social inequalities in
relation to work and employment.
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