Author | Figueiredo, Gustavo de Oliveira | |
Author | Orrillo, Yansy Aurora Delgado | |
Access date | 2024-08-17T01:16:29Z | |
Available date | 2024-08-17T01:16:29Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; ORRILLO, Yansy Aurora Delgado. Currículo, política e ideologia: estudos críticos na educação superior em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-29, 2020. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65415 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este ensaio teve por objetivo analisar como ideologias e políticas públicas influenciam no currículo dos cursos de graduação em saúde. Discute-se a tecnificação do ensino superior, em que os cursos de graduação em saúde apresentam uma lógica especializada, fragmentada e produtivista do cuidado em saúde, e cujos currículos permitem a reprodução acrítica da visão de mundo hegemônica. Nesse caminho, constroem-se as identidades profissionais de sujeitos cujas representações sociais estão influenciadas pelo sistema de valores privados com ideias e prescrições que penetram na subjetividade dos educandos e educadores. Entretanto, na perspectiva dialética do processo educativo, a dominação não suprime a possibilidade de resistência, por isso é que se busca analisar alguns espaços de lutas contraideológicas, assim como discutir os desafios na construção de currículos que valorizem o diálogo sobre a realidade histórica de desigualdade no país e estimule a tomada de consciência crítica para a transformação social. Essa perspectiva permite a construção de um ambiente político mais plural e dinâmico em que se perceba a universidade como espaço de formação humana e cidadã abrangente, comprometida e coerente com o Sistema Único de Saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Política | en_US |
Subject in Portuguese | Ideologia | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Subject in Portuguese | Educação superior | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Title | Currículo, política e ideologia: estudos críticos na educação superior em saúde | en_US |
Alternative title | Syllabus, policy and ideology: critical studies in higher educaton in health | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00248 | |
Abstract | The objective of this essay was to analyze
how ideologies and public policies influence the syllabus
of undergraduate health courses. The technification of
higher education is discussed, in which undergraduate
courses in health present a specialized, fragmented and
productivist logic of health care, and whose syllabi
allow the uncritical reproduction of the hegemonic
worldview. In this path we build the professional identities of individuals whose social representations are
influenced by this system of values, ideas and prescriptions that penetrate the subjectivity of the students.
However, as the educational process is dialectical and
contradictory, domination does not suppress resistance;
spaces of counter-ideological struggle are discussed
in the article, as well as the challenges in building a
syllabus that values students’ knowledge and stimulates critical awareness for social transformation. This
perspective would allow the construction of a more
plural and dynamic political environment in which one
can perceive the university as a more comprehensive,
socially committed, and coherent formation space with
the guidelines of the Brazilian Unified Health System. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Politics | en_US |
Subject | Ideology | en_US |
Subject | Syllabus | en_US |
Subject | College education | en_US |
Subject | Health education | en_US |
DeCS | Política | en_US |
DeCS | Princípios Morais | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |