Author | Souza, Katia Reis de | |
Author | Santos, Gideon Borges dos | |
Author | Rodrigues, Andréa Maria dos Santos | |
Author | Felix, Eliana Guimarães | |
Author | Gomes, Luciana | |
Author | Rocha, Guilhermina Luiza da | |
Author | Conceição, Rosilene do Carmo Macedo | |
Author | Rocha, Fábio Silva da | |
Author | Peixoto, Rosaldo Bezerra | |
Access date | 2024-08-19T04:10:46Z | |
Available date | 2024-08-19T04:10:46Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-14, 2021. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65420 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este ensaio possui como principal objetivo problematizar mudanças ocorridas no trabalho de professoras e professores da rede particular de ensino no contexto de pandemia e sua relação com a saúde. Apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios docentes que se encontram em atividades de ensino remoto e, também, em exercício de direção sindical. Foi construído de forma compartilhada, entre professore(a)s e pesquisadore(a)s. Fundamenta-se na pedagogia crítica e dialógica freireana, cujos processos valorizam a formação mútua e emancipadora. Dos diálogos empreendidos durante a construção do texto, chegamos a quatro importantes pontos de análise e problematização, a saber: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual. Ao fim, observa-se que o tipo de atividade de ensino, não presencial, por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho que se aprofunda no contexto de pandemia e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Professores | en_US |
Subject in Portuguese | Escolas particulares | en_US |
Subject in Portuguese | Resistências | en_US |
Subject in Portuguese | Gênero | en_US |
Title | Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia | en_US |
Alternative title | Remote work, teaching health and virtual strike in a pandemic scenario | en_US |
Alternative title | Trabajo remoto, salud docente y huelga virtual en el escenario de la pandemia | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00309 | |
Abstract | This essay has as main objective to problematize changes occurred in the work of teachers and private
school teachers in the context of a pandemic and its relationship with health. It presents new forms of
resistance and collective organization, such as the virtual strike, from the point of view of the teachers
themselves who are in remote teaching activities and also in the exercise of union leadership. It was built
in a shared way, between professors and researchers. It is based on Freire’s critical and dialogical pedagogy,
whose processes value mutual and emancipatory formation. From the dialogues undertaken during the
construction of the text, we come to four important points of analysis and problematization, namely:
teaching work in times of social isolation; changes in the work process and organization; generational
aspects and gender issues; teaching health, resistance and virtual strike. In the end, it is observed that
the type of teaching activity, not in person, through platforms and other digital resources, constitutes a
current configuration of work that deepens in the context of a pandemic and makes exacerbated use of
technology, articulating new control modes, extraction of overwork and social added value. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Sindicato dos professores de Macaé e região. Direção Sinpro Macaé e região. Macaé, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Sindicato dos professores de Macaé e região, Direção Sinpro Macaé e região. Macaé, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Sindicato dos professores de Macaé e região, Direção Sinpro Macaé e região. Macaé, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Sindicato dos professores de Macaé e região, Direção Sinpro Macaé e região. Macaé, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Teachers | en_US |
Subject | Private schools | en_US |
Subject | Worker’s health | en_US |
Subject | Resistances | en_US |
Subject | Genre | en_US |
DeCS | Professores Escolares | en_US |
DeCS | Instituições Acadêmicas | en_US |
DeCS | Setor Privado | en_US |
DeCS | Mecanismos de Defesa | en_US |
DeCS | Pandemias | en_US |
DeCS | Teletrabalho | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |