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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65465
A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL LGBT NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE E AS PERSPECTIVAS PARA FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SAÚDE LGBT LOCAL
Minorias Sexuais e de Gênero
Política Pública
Assistência Integral à Saúde
Serviços de saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Gonçalves, Francisco Emanuel Alves. | Date Issued:
2024
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Contrapondo-se a formação histórico-cultural brasileira, com bases conservadoras, que rejeitam a diversidade sexual como manifestação natural do ser humano, o município de Serra Talhada-PE, instalou o primeiro Comitê Técnico Regional de Saúde LGBT e o primeiro Ambulatório LGBT do sertão pernambucano, como uma ação de implementação da PNSILGBT – Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis. Assim, o presente trabalho buscou analisar como os diversos atores sociais percebem a implementação da PNSILGBT nas ações e serviços de saúde do município e as perspectivas de formulação de uma política municipal de saúde LGBTQIAPN+. O estudo é caracterizado como qualitativo, do tipo descritivo, a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso. Foram utilizadas a técnica de análise documental, estudo da produção científica sobre o tema e entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado para a coleta de dados. O estudo teve como categorias de análise o acesso nas suas várias dimensões, salientando-se as barreiras atitudinais e a categoria discriminação e preconceito. A análise foi feita a partir da técnica de análise de conteúdo sob a abordagem de condensação de significados de Kvale. Os resultados demonstraram que a discriminação e o preconceito ainda são as principais fontes de iniquidades, que o município implementa a PNSILGBT de forma claudicante e fragmentada, com atendimento restrito e sem ações de educação permanente, que há uma forte resistência do Poder Legislativo local à temática e uma baixa representatividade do movimento LGBTQIAPN+, o que tem impedido que a saúde LGBTQIAPN+ entre na agenda pública local. Os usuários percebem as ações em saúde promovidas como uma grande conquista, visto que o acesso aos serviços de saúde foi facilitado, por questões de acessibilidade geográfica e pela disponibilidade de atendimentos específicos, no entanto, apontam a necessidade da formulação de uma política municipal de saúde LGBTQIAPN+, com a participação de vários atores sociais, para garantir que as ações deixem de ser uma política de governo para se tornarem Política de Estado, visando a integralidade, equidade e universalidade da atenção em saúde LGBTQIAPN+.
Abstract
In contrast to Brazil's historical and cultural background, with conservative foundations that reject sexual diversity as a natural manifestation of the human being, the municipality of Serra Talhada-PE set up the first Regional Technical Committee for LGBT Health and the first LGBT Outpatient Clinic in the Pernambuco hinterland, as an action to implement the PNSILGBT - National Policy for the Comprehensive Health of Lesbians, Gays, Bisexuals, Transsexuals and Transvestites. Thus, this study sought to analyze how the various social actors perceive the implementation of PNSILGBT in the municipality's health actions and services and the prospects for formulating a municipal LGBTQIAPN+ health policy. The study is characterized as qualitative, descriptive and based on a case study research strategy. Documentary analysis, a study of scientific production on the subject and interviews based on a semi-structured script were used to collect data. The categories of analysis used in the study were access in its various dimensions, with emphasis on attitudinal barriers and the category of discrimination and prejudice. The analysis was carried out using the content analysis technique under Kvale's condensation of meanings approach. The results showed that discrimination and prejudice are still the main sources of inequality, that the municipality implements the PNSILGBT in a clumsy and fragmented way, with restricted care and no permanent education actions, that there is strong resistance from the local legislature to the issue and a low representation of the LGBTQIAPN+ movement, which has prevented LGBTQIAPN+ health from entering the local public agenda. Users perceive the health actions promoted as a great achievement, since access to health services has been made easier, due to geographical accessibility and the availability of specific services. However, they point out the need to formulate a municipal LGBTQIAPN+ health policy, with the participation of various social actors, to ensure that the actions cease to be a government policy and become a State Policy, aimed at the integrality, equity and universality of LGBTQIAPN+ health care.
DeCS
Política de SaúdeMinorias Sexuais e de Gênero
Política Pública
Assistência Integral à Saúde
Serviços de saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
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