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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6547
A FISIOTERAPIA EM BUSCA DE RECONHECIMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO CREFITO-2
Assistência ao Paciente
Comunicação em Saúde
Publicidade como Assunto
Desejabilidade Social
Moraes Junior, Estevão Caetano de | Date Issued:
2011
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste estudo foi conhecer melhor a fisioterapia como classe, desde a sua concepção. Quais os acontecimentos sociais que tiveram importância para a constituição do campo da fisioterapia; discutir os modelos de assistência Biomecânico/Curativo e Promocional e identificar de que forma cada um deles interferem nas atividades de campo do fisioterapeuta. Busquei entender o quanto as ideologias políticas por trás desses modelos influenciaram e influenciam as práticas do ponto de vista técnico e as lutas do ponto de vista político, bem como identificar qual desses modelos é predominante nos posicionamentos da classe perante outras profissões e a sociedade. Por análises de peças publicitárias e entrevistas, objetivei identificar como os dirigentes da fisioterapia, nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo à frente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO2 se valem da comunicação para fortalecer a classe de modo a promover maior aceitação e reconhecimento da sociedade a respeito dos seus saberes.
DeCS
Modalidades de FisioterapiaAssistência ao Paciente
Comunicação em Saúde
Publicidade como Assunto
Desejabilidade Social
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