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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65482
FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA E CRISE DO CAPITAL: A AGENDA DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA
Formación de la clase trabajadora en tiempos de pandemia y crisis del capital: la agenda de aparatos privados de hegemonía
Alternative title
Formation of the working class in times of pandemic and capital crisis: the agenda of private hegemonic apparatusFormación de la clase trabajadora en tiempos de pandemia y crisis del capital: la agenda de aparatos privados de hegemonía
Affilliation
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Campus São José. São José, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, Brasil.
Prefeitura Municipal de Florianópolis. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Campus São José. São José, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, Brasil.
Prefeitura Municipal de Florianópolis. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de pesquisa teórica realizada com base em documentos oficiais produzidos entre 2015 e 2020, por organismos multilaterais e organizações da sociedade civil, bem como notícias veiculadas na internet que tratam de temas relacionados à educação, especialmente no período da pandemia do novo coronavírus. Verifica-se o apelo ao uso das tecnologias e educação em Educação a Distância, combinado com discursos que ressaltam as competências socioemocionais e formação de professores sob a ótica da flexibilidade e centralidade no aluno como protagonista de suas próprias escolhas diante do aumento das desigualdades sociais e novos requerimentos do mercado de trabalho. Utilizou-se como método de análise o materialismo histórico, sob o qual a relação trabalho e educação e as políticas educacionais daí decorrentes são apreendidas como expressão da ordem do capital. No atual momento histórico, o capital em crise determina as novas condições e necessidades de formação para a classe trabalhadora, materializadas pela ação dos aparelhos privados de hegemonia e intelectuais coletivos do capital, esses examinados à luz das contribuições de Gramsci.
Abstract
This is a theoretical research based on official documents produced between 2015 and 2020 by multilateral
organizations and civil society organizations, as well as news published on the Internet that deal with
issues related to education, especially during the period of the new coronavirus pandemic. There is a call
for the use of technologies and education in Distance Learning, combined with speeches that highlight
socio-emotional competences and teacher training from the perspective of flexibility and centrality
in the student as the protagonist of their own choices in light of increasing social inequalities and
new requirements from the labor market. Historical materialism was used as the method of analysis,
under which the relationship between work and education and the resulting educational policies are
apprehended as an expression of the order of capital. In the current historical moment, capital in crisis
determines the new training conditions and needs for the working class, materialized by the action of
the private hegemonic apparatus and collective intellectuals of capital, these examined in the light of
Gramsci’s contributions.
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Se trata de una investigación teórica basada en documentos oficiales producidos entre 2015 y 2020, por
organismos multilaterales y organizaciones de la sociedad civil, así como noticias divulgadas en la internet
que abordan temas relacionados a la educación, especialmente en el periodo de pandemia del nuevo
coronavirus. Lo que se verifica es una apelación al uso de las tecnologías y la educación en Educación
a Distancia, asociada a discursos que resaltan las competencias socioemocionales y la formación de
profesores bajo la ótica de la flexibilidad y centralidad en el alumno como protagonista de sus propias
elecciones ante el aumento de las desigualdades sociales y las nuevas exigencias del mercado de trabajo. Se
utilizó como método de análisis el materialismo histórico, bajo el cual la relación trabajo y educación y las
políticas educativas resultantes desde ahí se perciben como expresión del orden del capital. En el momento
histórico actual, el capital en crisis determina las nuevas condiciones y necesidades de formación de la clase
trabajadora, materializadas por la acción de los aparatos privados de hegemonía y de los intelectuales
colectivos del capital, examinados a la luz de los aportes de Gramsci.
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