Author | Souza, Dyana Helena | |
Author | Rocha, Dais Gonçalves | |
Access date | 2024-08-22T19:25:04Z | |
Available date | 2024-08-22T19:25:04Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SOUZA, Dyana Helena; ROCHA, Dais Gonçalves. Saúde da população negra: ações afirmativas e branquitude docente nos cursos de graduação da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-18, 2022. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65506 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo objetiva analisar a inserção do tema Saúde da População Negra na formação dos profissionais de saúde nos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina de uma universidade pública brasileira. A pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado de natureza qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, adotando como fundamentação teórica a epistemologia feminista negra e a perspectiva negra da decolonialidade. Foram realizadas oficinas, entre os anos de 2019 e 2020, com membros dos Núcleos Docentes Estruturantes de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina. A despeito das diretrizes do marco legal sobre o ensino das relações étnico-raciais, constatou-se a incipiência sobre o tema Saúde da População Negra na formação dos cursos analisados, a ausência de docentes negros nesses espaços e a presença de uma branquitude docente guardiã de privilégios. Os resultados e a discussão apresentados possibilitaram depreender que é por meio dos movimentos e pensamentos emancipatórios nos campos político, cultural, pedagógico e epistemológico que se faz possível tensionar rupturas nas relações de poder e nas estruturas do Estado. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde da população negra | en_US |
Subject in Portuguese | Ações afirmativas | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino superior | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Subject in Portuguese | Formação profissional em saúde | en_US |
Title | Saúde da população negra: ações afirmativas e branquitude docente nos cursos de graduação da saúde | en_US |
Alternative title | Black population’s health: affirmative action and teaching whiteness in undergraduate health courses | en_US |
Alternative title | Salud de la población negra: acciones afirmativas y blanqueamiento docente en cursos de graduación en salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs746 | |
Abstract | This paper aims to analyze the implementation of black people health in the undergraduate courses of
Public Health, Nursing, and Medicine at a public Brazilian university. The theoretical foundation consists
of a qualitative intervention-research study, based on Black Feminist Epistemology and Black Perspective
of Decoloniality. Two workshops were held with the members of the Structural Teaching Nuclei of
those courses in 2019 and 2020. Despite the guidelines of the legal framework on the teaching of ethnicracial relations, it was possible to observe the incipience of training, the absence of black professors in
these spaces and the presence of a faculty’s whiteness that perpetuates privileges. From the results and
discussion presented, it appears that it is through emancipatory movements and thoughts in the political,
cultural, pedagogical and epistemological fields that it is possible to intend ruptures in power relations and
in the structures of the State. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo tiene como objetivo analizar la inserción del tema Salud de la Población Negra en la
formación de los profesionales de salud en los cursos de Salud Colectiva, Enfermería y Medicina de una
universidad pública brasileña. La investigación es el resultado de una disertación de maestría de naturaleza
cualitativa del tipo investigación-intervención, adoptando como fundamentación teórica la epistemología
feminista negra y la perspectiva negra de la decolonialidad. Los talleres se realizaron entre 2019 y 2020,
con integrantes de los Núcleos Docentes Estructurantes de Salud Colectiva, Enfermería y Medicina.
A pesar de los lineamientos del marco legal sobre la enseñanza de las relaciones étnico-raciales, se dió
cuenta de la falta de conocimiento sobre el tema de la Salud de la Población Negra en la formación de los
cursos analizados, la ausencia de profesores negros en estos espacios y la presencia de un blanqueamiento
docente guardián de privilegios. Los resultados y la discusión presentados permitieron inferir que es a
través de movimientos y pensamientos emancipatorios en los campos político, cultural, pedagógico y
epistemológico que es posible tensionar rupturas en las relaciones de poder y en las estructuras del Estado. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Serviço Social. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Black population health | en_US |
Subject | Affirmative action | en_US |
Subject | Higher education | en_US |
Subject | Curriculum | en_US |
Subject | Professional training in health | en_US |
Subject in Spanish | Salud de la población negra | en_US |
Subject in Spanish | Acciones afirmativas | en_US |
Subject in Spanish | Enseñanza superior | en_US |
Subject in Spanish | Currículo | en_US |
Subject in Spanish | Formación profesional en salud | en_US |
DeCS | Saúde das Minorias Étnicas | en_US |
DeCS | Política Pública | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Formação Profissional em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |