Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65506
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: AÇÕES AFIRMATIVAS E BRANQUITUDE DOCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE
Salud de la población negra: acciones afirmativas y blanqueamiento docente en cursos de graduación en salud
Ações afirmativas
Ensino superior
Currículo
Formação profissional em saúde
Affirmative action
Higher education
Curriculum
Professional training in health
Acciones afirmativas
Enseñanza superior
Currículo
Formación profesional en salud
Política Pública
Universidades
Currículo
Formação Profissional em Saúde
Alternative title
Black population’s health: affirmative action and teaching whiteness in undergraduate health coursesSalud de la población negra: acciones afirmativas y blanqueamiento docente en cursos de graduación en salud
Affilliation
Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Serviço Social. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo objetiva analisar a inserção do tema Saúde da População Negra na formação dos profissionais de saúde nos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina de uma universidade pública brasileira. A pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado de natureza qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, adotando como fundamentação teórica a epistemologia feminista negra e a perspectiva negra da decolonialidade. Foram realizadas oficinas, entre os anos de 2019 e 2020, com membros dos Núcleos Docentes Estruturantes de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina. A despeito das diretrizes do marco legal sobre o ensino das relações étnico-raciais, constatou-se a incipiência sobre o tema Saúde da População Negra na formação dos cursos analisados, a ausência de docentes negros nesses espaços e a presença de uma branquitude docente guardiã de privilégios. Os resultados e a discussão apresentados possibilitaram depreender que é por meio dos movimentos e pensamentos emancipatórios nos campos político, cultural, pedagógico e epistemológico que se faz possível tensionar rupturas nas relações de poder e nas estruturas do Estado.
Abstract
This paper aims to analyze the implementation of black people health in the undergraduate courses of
Public Health, Nursing, and Medicine at a public Brazilian university. The theoretical foundation consists
of a qualitative intervention-research study, based on Black Feminist Epistemology and Black Perspective
of Decoloniality. Two workshops were held with the members of the Structural Teaching Nuclei of
those courses in 2019 and 2020. Despite the guidelines of the legal framework on the teaching of ethnicracial relations, it was possible to observe the incipience of training, the absence of black professors in
these spaces and the presence of a faculty’s whiteness that perpetuates privileges. From the results and
discussion presented, it appears that it is through emancipatory movements and thoughts in the political,
cultural, pedagogical and epistemological fields that it is possible to intend ruptures in power relations and
in the structures of the State.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo tiene como objetivo analizar la inserción del tema Salud de la Población Negra en la
formación de los profesionales de salud en los cursos de Salud Colectiva, Enfermería y Medicina de una
universidad pública brasileña. La investigación es el resultado de una disertación de maestría de naturaleza
cualitativa del tipo investigación-intervención, adoptando como fundamentación teórica la epistemología
feminista negra y la perspectiva negra de la decolonialidad. Los talleres se realizaron entre 2019 y 2020,
con integrantes de los Núcleos Docentes Estructurantes de Salud Colectiva, Enfermería y Medicina.
A pesar de los lineamientos del marco legal sobre la enseñanza de las relaciones étnico-raciales, se dió
cuenta de la falta de conocimiento sobre el tema de la Salud de la Población Negra en la formación de los
cursos analizados, la ausencia de profesores negros en estos espacios y la presencia de un blanqueamiento
docente guardián de privilegios. Los resultados y la discusión presentados permitieron inferir que es a
través de movimientos y pensamientos emancipatorios en los campos político, cultural, pedagógico y
epistemológico que es posible tensionar rupturas en las relaciones de poder y en las estructuras del Estado.
Keywords in Portuguese
Saúde da população negraAções afirmativas
Ensino superior
Currículo
Formação profissional em saúde
Keywords
Black population healthAffirmative action
Higher education
Curriculum
Professional training in health
Keywords in Spanish
Salud de la población negraAcciones afirmativas
Enseñanza superior
Currículo
Formación profesional en salud
DeCS
Saúde das Minorias ÉtnicasPolítica Pública
Universidades
Currículo
Formação Profissional em Saúde
Share