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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA COVID-19: ANÁLISE DOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
El agente comunitario de salud en Covid-19: análisis de planes de contingencia en la región Noreste de Brasil
Alternative title
The community health worker in COVID-19: analysis of contingency plans in the Northeast region of BrazilEl agente comunitario de salud en Covid-19: análisis de planes de contingencia en la región Noreste de Brasil
Affilliation
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Na tentativa de criar estratégias próprias de mitigação à Covid-19, os sistemas de saúde municipais e estaduais se organizaram de forma independente, criando fluxos assistenciais próprios e, frequentemente, dando pouca ênfase ao trabalho realizado pela Atenção Primária à Saúde e pelo agente comunitário de saúde. Este estudo tem como objetivo analisar os planos de contingência disponíveis nos estados e capitais signatários do consórcio do Nordeste, sob as lentes do protagonismo da Atenção Primária à Saúde e da atuação do agente comunitário de saúde. Utilizou-se como fonte de dados 24 documentos públicos e de acesso livre, referentes ao ano de 2020, acessados entre os meses de fevereiro e abril de 2021. Esses dados foram discutidos com base em três categorias: fluxos assistenciais, assistência no primeiro nível de atenção e protagonismo dos agentes comunitários em saúde. Percebeu-se a priorização de serviços de alta complexidade e uma limitação importante nas ações da atenção primária. Destaca-se também a restrição do potencial da atuação do agente comunitário de saúde, profissional que, em grande parte dos planos analisados, teve sua atuação direcionada para a realização de atividades burocráticas, como a reorganização dos fluxos de trabalho, em detrimento das ações territoriais e de educação em saúde.
Abstract
In an attempt to create own mitigation strategies for COVID-19, municipal and state health systems organized independently, creating their own care flows, and often placing little emphasis on the work done by Primary Health Care and the community health worker. The objective of this study is to analyze the contingency plans available in the states and capitals that are signatories to the Northeast consortium, under the objectives of the Primary Health Care and the action of the community health worker. Twentyfour public and free-access documents were used as data source, referring to the year 2020, accessed between February and April 2021. These data were discussed based on three categories: care flows, assistance at the first level of care and the role of community health workers. The prioritization of high complexity services and an important limitation in the actions of primary care were observed. It is also noteworthy the restriction of the potential of the community health worker, a professional who, in most of the plans analyzed, had its actions directed toward the accomplishment of bureaucratic activities, such as the reorganization of labor flows, to the detriment of territorial actions and health education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En un intento de crear estrategias propias de mitigación para el Covid-19, los sistemas de salud municipales y estatales se organizaron de manera independiente, creando sus propios flujos de atención y, a menudo, poniendo poco énfasis en el trabajo realizado por la Atención Primaria de Salud y el agente de salud comunitario. El objetivo de este estudio es analizar los planes de contingencia disponibles en los estados y capitales que son signatarios del consorcio Noreste, bajo los objetivos de la Atención Primaria de Salud y la acción del agente comunitario de salud. Se utilizaron como fuente de datos 24 documentos públicos y de libre acceso, referidos al año 2020, a los que se accedió entre febrero y abril de 2021. Estos datos se discutieron sobre la base de tres categorías: flujos de atención, asistencia en el primer nivel de atención y el papel de los agentes comunitarios de salud. Se observó la priorización de los servicios de alta complejidad y una importante limitación en las acciones de atención primaria. También cabe destacar la restricción del potencial del agente comunitario de salud, profesional que, en la mayoría de los planes analizados, tenía sus acciones dirigidas a la realización de actividades burocráticas, como la reorganización de los flujos de trabajo, en detrimento de las acciones territoriales y la educación en salud.
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