Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65652
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
Collections
Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORÇA DE TRABALHO DO SUS: ANÁLISE DOS TIPOS DE VÍNCULOS PROFISSIONAIS
La Educación Física como fuerza de trabajo del Sistema Único de Salud: análisis de los tipos de vínculos de los profesionales
Recursos humanos
Emprego
Sistema Único de Saúde
Gestão em saúde
Human resources
Employment
Unified Health System
Health management
Recursos humanos
Empleo
Sistema Único de Salud
Gestión en salud
Alternative title
Physical Education as a workforce of the Brazilian Unified Health System: an analysis of the types of professional bondsLa Educación Física como fuerza de trabajo del Sistema Único de Salud: análisis de los tipos de vínculos de los profesionales
Author
Affilliation
Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Serviço de Orientação ao Exercício. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES, Brasil.
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Considerando a inserção de Profissionais de Educação Física como força de trabalho no Sistema Único de Saúde, este estudo teve como objetivo analisar os tipos de vínculos e a carga horária de trabalho desses profissionais nos diferentes níveis de atenção à saúde e regiões do Brasil entre 2007 e 2021. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa com base em pesquisa no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Foi observado que a atenção primária à saúde constitui o principal nível de atuação, seguida da atenção secundária e terciária. Na atenção primária, o número de cadastros de Profissionais de Educação Física com vínculo de trabalho precário é maior do que os com vínculo protegido, mas o inverso ocorre na atenção secundária e terciária. Nas regiões Sul e Sudeste, foi revelado maior número de cadastro desses profissionais com vínculo de trabalho protegido, e nas demais regiões prevaleceu o vínculo de trabalho precário. Foi identificado que 44,7% dos cadastros de Profissionais de Educação Física possuem carga horária maior ou igual a 40 horas por semana. Em conclusão, a atenção à saúde pode ser prejudicada pelo tipo de vínculo de trabalho do profissional por causar rotatividade e dificuldade na continuidade do cuidado.
Abstract
Considering the insertion of Physical Education Professionals as a workforce in the Unified Health System, this study aimed to analyze the types of ties and the workload of these professionals in the different levels of health care and regions of Brazil between 2007 and 2021. This is a descriptive study of quantitative approach based on research in the National Register of Health Facilities. It was demonstrated that primary health care is the main level of action, followed by secondary and tertiary care. In primary care, the number of registrations of Physical Education Professionals with precarious employment is higher than those with protected employment, but the reverse occurs in secondary and tertiary care. In the South and Southeast regions, a greater number of records of these professionals with a protected work relationship was revealed, and in the other regions the precarious work relationship prevailed. It was identified that 44.7% of the registrations of Physical Education Professionals have workload greater than or equal to 40 hours per week. In conclusion, attention to health can be impaired by the type of the professional’s work relationship by causing turnover and difficulty in the continuity of care.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Considerando la inserción de los Profesionales de Educación Física como mano de obra en el Sistema Único de Salud, este estudio tuvo como objetivo analizar los tipos de vínculo y la carga de trabajo de estos profesionales en los diferentes niveles de atención a la salud y regiones de Brasil entre 2007 y 2021. Se trata de un estudio descriptivo con enfoque cuantitativo basado en la investigación en el Registro Nacional de Establecimientos de Salud. Se ha demostrado que la atención primaria de salud es el principal nivel de actuación, seguida de la atención secundaria y terciaria. En atención primaria, el número de casos de Profesionales de Educación Física con vínculo de trabajo precario es mayor que aquellos con vínculo protegido, pero ocurre lo contrario en atención secundaria y terciaria. En las regiones Sur y Sudeste, se reveló un mayor número de registros de estos profesionales con relación de trabajo protegida, y en las demás regiones prevaleció la relación de trabajo precaria. Se identificó que el 44,7% de los registros de los Profesionales de Educación Física tienen carga horaria mayor o igual a 40 horas semanales. En conclusión, la atención a la salud puede verse obstaculizada por el tipo de empleo del profesional, ya que esto provoca rotación y dificultad en la continuidad de la atención.
Keywords in Portuguese
Educação física e treinamentoRecursos humanos
Emprego
Sistema Único de Saúde
Gestão em saúde
Keywords
Physical education and trainingHuman resources
Employment
Unified Health System
Health management
Keywords in Spanish
Educación y entrenamiento físicoRecursos humanos
Empleo
Sistema Único de Salud
Gestión en salud
Share