Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65658
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
Collections
Metadata
Show full item record3
CITATIONS
3
Total citations
3
Recent citations
n/a
Field Citation Ratio
n/a
Relative Citation Ratio
ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: PORTFÓLIO DE PRÁTICAS INSPIRADORAS EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Enseñanza e investigación en salud mental en atención primaria: Portafolio de Prácticas Inspiradoras en Atención Psicosocial
Atenção básica
Disseminação científica
Educação profissional em saúde
Atención primaria
Divulgación científica
Educación profesional en salud
Atenção Primária à Saúde
Comunicação e Divulgação Científica
Educação Profissional em Saúde Pública
Alternative title
Mental Health teaching and research in primary care: Portfolio of Inspiring Practices in Psychosocial CareEnseñanza e investigación en salud mental en atención primaria: Portafolio de Prácticas Inspiradoras en Atención Psicosocial
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Wageningen University & Research, Knowledge Unit. Amsterdã, Holanda.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa Pós-Graduação Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação de Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Pós-graduação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Publica. Lisboa, Portugal.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Wageningen University & Research, Knowledge Unit. Amsterdã, Holanda.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa Pós-Graduação Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação de Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa de Pós-graduação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Publica. Lisboa, Portugal.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, discutimos o processo de trabalho da pesquisa, a metodologia participativa e colaborativa para a construção do site para uso ampliado na Atenção, Ensino e Pesquisa nos campos da Saúde Mental Atenção Básica, o qual intitulamos ‘Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial’, bem como as ações em curso para sua gestão compartilhada. O conjunto da pesquisa analisou, sistematizou e categorizou práticas na atenção básica e espaços comunitários, construindo mecanismos de busca e disseminação científica para experiências inovadoras e inspiradoras em todo o país, no período de 2015 a 2020. O site dá visibilidade e relevância às abordagens psicossociais de acolhimento, cuidado e potencialização da vida presentes no Sistema Único de Saúde. Experiências alternativas ao modelo biomédico, base para uma perspectiva interdisciplinar e desinstitucionalizante de Saúde Mental na Atenção Básica.
Abstract
In this article, we discuss the working process of the research, the participatory and collaborative
methodology for the construction of the website for expanded use in Care. Teaching and Research in the fields of Mental Health Primary Care, which we titled ‘Portfolio of Inspiring Practices in Psychosocial care’, as well as the ongoing actions for its shared management. The whole research analyzed, systematized and categorized practices in primary care and community spaces, building search engines and scientific dissemination for innovative and inspiring experiences throughout the country, in the period from 2015 to 2020. The website gives visibility and relevance to the psychosocial approaches of reception, care and enhancement of life present in the Unified Health System. Alternative experiences to the biomedical model, the basis for an interdisciplinary and deinstitutionalizing perspective of Mental Health in Primary Care.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En este artículo discutimos el proceso de trabajo de la investigación, la metodología participativa y colaborativa para la construcción del site de uso ampliado en la Atención, Enseñanza e Investigación en los campos de la Atención Primaria de Salud Mental, que denominamos ‘Portafolio de Prácticas Inspiradoras en Atención Psicosocial’, así como las acciones en curso para su gestión compartida. El conjunto de investigación analizó, sistematizó y categorizó prácticas en la atención primaria y en los espacios comunitarios, construyendo mecanismos de búsqueda y divulgación científica de experiencias innovadoras e inspiradoras en todo el país, de 2015 a 2020. El site confere visibilidad y relevancia a los enfoques psicosociales de acogida, cuidado y potenciación de vida presentes en el Sistema Único de Salud. Experiencias alternativas al modelo biomédico, base para una perspectiva interdisciplinar y desinstitucionalizadora de la Salud Mental en Atención Primaria.
Keywords in Portuguese
Saúde mentalAtenção básica
Disseminação científica
Educação profissional em saúde
Keywords in Spanish
Salud mentalAtención primaria
Divulgación científica
Educación profesional en salud
DeCS
Saúde MentalAtenção Primária à Saúde
Comunicação e Divulgação Científica
Educação Profissional em Saúde Pública
Share